Estudo e debate sobre Ciência na Educação pré-escolar, iniciativa da FFMS no Camões, IP

No âmbito do Mês da Educação, uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos, vai ser debatido o ensino das Ciências nos jardins-de-infância, com base na apresentação pública de um novo estudo, dia 21 de outubro de 2014, às 17:30, na sede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Algumas das questões que irão estar em foco são: A Ciência existe na educação pré-escolar, dos 3 aos 5 anos, em Portugal? Quais são os conhecimentos, atitudes e competências valorizados na promoção da desejável literacia científica de crianças antes da idade escolar? Serão as nossas salas dos jardins-de-infância “amigas das ciências”?

Na sessão vão também ser apresentados os resultados de um estudo nacional em que se identificam as características de uma “sala amiga das ciências” e mostram-se boas práticas de promoção da literacia científica, apresentadas na forma de relatos de práticas.

O debate conta com as participações de Lúcia Santos, presidente da APEI (Associação Portuguesa dos Educadores de Infância), Filomena Gaspar, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação, especialista em Educação de infância e educação familiar, e Carlos Fiolhais.

O Palacete Seixas, sede do Camões, IP irá acolher duas outras conferências deste ciclo organizado pela FFMS: dia 28 de outubro, sobre “O ensino da leitura no 1º ciclo do ensino básico” e dia 4 de novembro próximo, sobre “Os tempos na escola: estudo comparativo da carga horária em Portugal e outros países”.

As conferências têm entrada livre, mediante inscrição prévia na página da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Na página eletrónica também será possível assistir, em streaming, às sessões. O programa completo das iniciativas pode ser consultado online.

Convite

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.