Debate sobre Ensino da Leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico, evento da FFMS no Camões, IP

Um novo estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) intitulado “O Ensino da Leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico – crenças, conhecimentos e práticas dos professores”, vai ser apresentado por João Lopes e Célia Ribeiro na sede do Camões, IP em Lisboa, dia 28 de outubro de 2014, às 17:30.

Nesta sessão, que se insere no âmbito do Mês da Educação, uma iniciativa da FFMS, vão ser debatidas, nomeadamente, as seguintes questões: Como se ensinam as nossas crianças a ler? Os professores têm conhecimentos que lhes permitam ensinar as crianças de acordo com o que se sabe ser as melhores práticas?

Um inquérito nacional permitiu perceber o que os professores sabem e o que pensam que sabem, com implicações para o tipo de formação que deveriam receber.

A 4 de novembro próximo, o Palacete Seixas, sede do Camões, IP irá acolher outra conferência deste ciclo, sobre “Os tempos na escola: estudo comparativo da carga horária em Portugal e outros países”. No passado dia 21 de outubro, realizou-se nas mesmas instalações a apresentação pública de um estudo da Fundação sobre o ensino das Ciências nos jardins-de-infância.

As conferências têm entrada livre, mediante inscrição prévia na página da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Na página eletrónica também será possível assistir, em streaming, às sessões. O programa completo das iniciativas pode ser consultado online.

Mais informação:

http://www.ffms.pt/conferencia-antes/885/o-ensino-da-leitura-no-1o-ciclo-do-ensino-basico

http://www.ffms.pt/estudo/938/ensino-da-leitura-no-1o-ciclo-do-ensino-basico

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.