Celebração de protocolo disponibiliza curso coordenado por Isabel Alçada no Centro Virtual Camões

O Camões, I.P.  celebrou no dia 8 de setembro de 2015 um protocolo com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), tendo em vista a disponibilização no Centro Virtual Camões do curso online “Promoção da Leitura na Era Digital” com a coordenação científica e pedagógica de Isabel Alçada, docente naquele estabelecimento de ensino.

Este protocolo surge do desiderato partilhado pelas duas instituições em promover ações comuns e coordenadas, tais como cursos ou programas de ensino, tendo como base a utilização das tecnologias de informação e comunicação contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento do ensino, da investigação e da cultura.

O curso tem como objetivo contribuir para alargar a compreensão de aprendizagem da leitura junto de profissionais e de cidadãos, permitir uma análise fundamentada dos fatores que contribuem para a aquisição de competências e hábitos de leitura nas várias etapas da vida, disponibilizar resultados de investigação sobre leitura e literacia de forma sintética e acessível para a programação de práticas concretas, tanto em contexto escolar como em contexto familiar e, por último, contribuir para a eficácia nas práticas de leitura em diferentes contextos nacionais e internacionais.  

Isabel Alçada é investigadora, escritora e professora. Com Ana Maria Magalhães formou uma dupla na escrita infantojuvenil que se tornou um sucesso entre as camadas jovens, alcançando mais de 50 títulos. Foi vogal da direção do Sindicato dos Professores da grande Lisboa, administradora da Fundação de Serralves e comissária do Plano Nacional de Leitura. Em 2006 foi condecorada como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República e, entre 2009 e 2011, exerceu o cargo de Ministra da Educação.

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.