Camões, I.P. acolheu lançamento do documentário “Olhares na Distância” de J. G. Martín Buenadicha

No dia 17 de setembro de 2015, o Camões, I.P. acolheu o lançamento do documentário "Olhares na Distância: Quatro pintores portugueses contemporâneos” do documentarista espanhol J. G. Martín Buenadicha.

Trata-se de um projeto cultural e educativo que nasceu para ser doado ao Camões, I.P., sem qualquer fim comercial, de modo a fazer parte dos recursos docentes para o ensino da língua portuguesa.

O documentário estará assim presente na rede Camões, I.P. espalhada pelo mundo para utilização em atividades culturais e promocionais da língua e cultura portuguesa, transmitindo a realidade da imagem cultural e dinâmica da arte portuguesa.

Construído sobre o trabalho de quatro pintores - Gil Heitor Cortesão, José Loureiro, Manuel Caeiro e José Lourenço - cada um dos blocos ou módulos contém uma representação do pintor a cargo de diferentes especialistas, uma pequena entrevista e várias sequências de fotos dos seus quadros.

Cada um dos intervenientes apresenta uma visão particular, em alguns casos crítica, do setor que representa, enriquecendo assim a objetividade do documentário.

A banda sonora que serve de fundo a todo o documentário é dos compositores Mário Laginha e José Peixoto, internacionalmente reconhecidos pelas suas realizações no âmbito do jazz e em grupos musicais como Madredeus.

Durante a sessão de lançamento teve lugar a projeção de “Olhares na Distância”, seguido de um debate com diferentes convidados, entre eles o próprio J.G. Martin Buenadicha, que analisaram o conteúdo do documentário.

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.