Livro “Pyrene” de Fidelino de Figueiredo apresentado em Lisboa

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. acolheu no dia 14 de outubro de 2015, no seu auditório, em Lisboa, a sessão de apresentação do livro “Pyrene”, de Fidelino de Figueiredo. A apresentação da obra esteve a cargo de Rita Aparecida responsável pela Cátedra Fidelino Figueiredo do Camões, I.P. na Universidade do Estado da Bahia.

O livro tem na sua génese as anotações de um curso ministrado por Fidelino de Figueiredo em 1931 nos Estados Unidos da América, as quais, compiladas na obra “Pyrene” em 1935, criaram um ponto de partida para a introdução à história comparada das literaturas portuguesa e espanhola.

Esgotada nas livrarias desde há muitos anos, a obra foi agora reeditada pela Cátedra Fidelino Figueiredo na Universidade do Estado da Bahia.

Nas palavras de Cleonice Berardinelli, numa mensagem gravada em vídeo transmitida durante o evento, “Fidelino de Figueiredo foi no Brasil, praticamente, o criador dos estudos de Literatura Comparada. Foi ele um dos que mais se dedicaram a aprofundar a crítica comparativa das duas literaturas peninsulares, a de Espanha e a de Portugal”. Segundo a investigadora, Pyrene “é disto um belo testemunho”.

A sessão contou ainda com a presença de Eduardo Lourenço e as duas netas de Fidelino de Figueiredo que anunciaram estar a organizar vasto espólio do autor.   

Esta apresentação ocorreu no âmbito do Congresso Internacional “Fidelino de Figueiredo – Filosofia e Literatura”, organizado pelo Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (RG "Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal") e pela Cátedra Fidelino de Figueiredo, em parceria com o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e que decorre entre 12 e 15 de outubro de 2015.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.