Inauguração da exposição «Master Painters of Pakistan – A Window to the Art Scene in Pakistan», no Camões, I.P.

Foi inaugurada no dia 24 de outubro de 2016, às 18h30, na Sala de Exposições do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Lisboa, a exposição «Master Painters of Pakistan – A Window to the Art Scene in Pakistan».

A exposição representa alguns dos mais significantes e conhecidos mestres da arte moderna do Paquistão. Estes artistas, reconhecidos internacionalmente, foram os pioneiros da arte moderna no Paquistão. Na altura da independência, os dois artistas mais proeminentes do país eram Abdur Rehman Chughtai e Ustad Allah Bux. Enquanto a influência formativa dos dois era a da pintura em miniatura, os seus temas eram dramaticamente diferentes. Chughtai, o mais reconhecido dos dois, era conhecido pelas cores pastel e interpretações inovadoras do arquétipo feminino de Mughal. Bux retratava mitos populares e a vida rural.

A história da arte paquistanesa é também a que embarca novas formas, alcançando um estilo diverso e um corpo de trabalho dinâmico.

A exposição vai estar patente até 28 de outubro de 2016, na Sala de Exposições do Camões, I.P., Av. da Liberdade, das 09h30 às 13h30, e das 14h30 – 18h30.

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.