Fotografia, cinema e literatura na IV Semana da Cultura Indo-Portuguesa (Goa)

Uma exposição de fotografia, um ciclo de cinema, música e danças tradicionais, gastronomia e ‘diálogos literários’ marcam a programação da IV Semana da Cultura Indo-Portuguesa (Goa), que decorre de 11 a 15 de outubro em Lisboa, promovida pela Embaixada da Índia e pela Casa de Goa em Portugal.

A exposição de fotografia de três conhecidos artistas de Goa (Assavri Kulkarni, Sanjeev Sardessai e Pantaleão Fernandes) é acolhida até 26 de outubro na Fundação Champalimaud, edifício da autoria do arquiteto de origem goesa, Charles Correa, enquanto o ciclo de cinema goês tem como palco a Cinemateca Nacional, de 12 a 14 de outubro, e as danças tradicionais, pelo grupo ‘Kaunta Gaudeo’, o Martim Moniz, a 13 de outubro, dia em que o Hotel Sana de Lisboa recebe o Festival de comida tradicional goesa.

Já os ‘Diálogos Literários Indo-Portugueses’ ocorrem na sede em Lisboa do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a partir de dia 12, com uma mostra bibliográfica e duas conferências, uma pelo escritor e crítico literário Miguel Real e outra pelo professor universitário Everton V. Machado,

Os ‘Diálogos’ visam, nomeadamente, «dar a conhecer» ao público português «algumas das mais relevantes produções literárias sobre a Índia, e em particular sobre Goa, o mais pequeno estado da República da Índia, que, apesar da reduzida dimensão, oferece condições únicas para se assumir como plataforma privilegiada no diálogo intercultural entre o subcontinente indiano e a Europa, onde se situa Portugal», diz uma nota de divulgação do evento.

Pretendem ainda «divulgar e promover obras e autores portugueses e goeses, estabelecendo as pontes e as sinergias necessárias para novas produções e edições literárias futuras que correspondam ao interesse de um maior número de leitores».

Nas conferências, que terão lugar a 15 de outubro, às 17:00 horas, na sede do Camões, IP, em Lisboa, Miguel Real proferirá uma palestra intitulada A Índia na Literatura Portuguesa, enquanto Everton V. Machado, Professor Assistente da Faculdade de Letras na Universidade de Lisboa, fará uma comunicação com o tema As controversas leituras de Os Brâmanes de Francisco Luís Gomes.

Entre o público em geral, estarão presentes professores e especialistas em Literatura Indo-Portuguesa e Estudos Orientais, para além dos delegados goeses que se deslocarão a Lisboa no âmbito da IV Semana da Cultura Indo-Portuguesa.

A mostra bibliográfica, de acordo coma mesma nota, «inclui uma seleção das mais relevantes obras literárias editadas recentemente em Goa que convém dar a conhecer ao público português e, em particular, aos leitores da comunidade goesa que residem em Portugal».

http://www.semanadegoa.com/

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.