Lançamento de Antologia de Poetas eslovenos e portugueses no Camões, IP

Uma antologia de poetas eslovenos e portugueses do século XX vai ser lançada a 11 de julho de 2013 em Lisboa, na sede do Camões IP (Palacete Seixas), pelas 18:00. Trata-se de uma obra organizada e coordenada por Mateja Rozman, em colaboração com Casimiro de Brito, que traduz as correntes literárias do século XX nos dois países.

Milan Dekleva, Mila Kacic, Matej Bor, Erika Vouk, Dane Zajc e Lily Novy são alguns dos autores eslovenos representados, figurando do lado português os poetas Fernando Pessoa, José Régio, António Ramos Rosa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Ruy Belo, Eugénio de Andrade, entre muitos outros.

Este projeto editorial, que dá continuidade às antologias “Treze Poetas Eslovenos” (2008) e “Treze Vozes Portuguesas” (2009), teve o apoio do Leitorado de Língua e Cultura Eslovena da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Letras da Universidade de Liubliana.

Os poemas, representativos de diferentes gerações, correntes literárias e regiões da Eslovénia e Portugal, foram selecionados e traduzidos numa colaboração entre poetas e especialistas de literatura, da língua e da cultura dos dois países.

A antologia pretende apresentar a poesia a estudantes de língua eslovena em Portugal e de língua portuguesa na Eslovénia, assim como ao público em geral, contribuindo para um melhor conhecimento das obras dos autores antologiados.

Sendo bilingue, permite uma maior variedade de interpretação dos poemas e proporciona aos leitores a possibilidade de observar exemplos de questões cruciais na tradução em linguagem literária.

A sessão de apresentação decorre no salão nobre do Camões, IP (Av. da Liberdade, 270).

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.