Timor-Leste: Camões, IP apoia criação de Instituto da Língua Portuguesa

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP e a Universidade Nacional de Timor Lorosae (UNTL) assinam a 14 de janeiro de 2014, pelas 18:30, no Palacete Seixas, em Lisboa, um Memorando de Entendimento que visa a criação do Instituto da Língua Portuguesa (ILP) na República Democrática de Timor-Leste (RDTL).

O Memorando de Entendimento será assinado pelo reitor da UNTL, Aurélio Guterres, e pela presidente do Camões, IP, Ana Paula Laborinho. Nos termos deste acordo, as duas entidades comprometem-se a “facilitar as condições físicas, humanas e legais para a execução do projeto ILP”.

O Instituto da Língua Portuguesa pretende promover o desenvolvimento de competências didático pedagógicas e tecnológicas para o ensino da e em Língua Portuguesa dos professores da UNTL, o desenvolvimento de competências comunicativas em Língua Portuguesa de funcionários públicos, sociedade civil e populações mais carenciadas e, ainda, o estabelecimento de parcerias com instituições universitárias dos países da Região para formação em Língua Portuguesa.

Na mesma cerimónia celebrar-se-ão parcerias entre a UNTL e diferentes instituições portuguesas de ensino superior.

O Camões, IP tem sido parceiro privilegiado do setor da Educação em Timor-Leste, pelo que a nova articulação agora delineada será enquadrada na matriz de relacionamento institucional decorrente da política de Cooperação do Estado português relativamente à RDTL.

A Língua Portuguesa é, a par do Tétum, o idioma oficial da RDTL, considerando-se pois que o seu efetivo domínio é um vetor fundamental para o desenvolvimento socioeconómico do país, contribuindo para a sua afirmação no contexto regional e internacional.

Por outro lado, em termos geoestratégicos, esta parceria surge num momento em que existe um interesse crescente pela Língua Portuguesa na região, o que cria um terreno propício ao desenvolvimento de projetos específicos.

Esta cerimónia de assinatura vai ser acompanhada pela televisão pública de Timor-Leste (TVTL), através de uma equipa de reportagem que para o efeito se desloca a Portugal.

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.