Apresentação do livro “Sabor de Timor”

Camões, I.P., 6 de junho, 18h30

Terá lugar no dia 6 de junho, pelas 18h30, no Camões, I.P. (Av. da Liberdade, 270, Lisboa), a apresentação do livro “Sabor de Timor”, do chef Luís Simões, um tributo à cozinha de Timor-Leste que reúne receitas simples, fáceis de fazer em casa e que levam o leitor a embarcar numa viagem pelos sabores deste país. O livro, numa edição bilingue em Português e tétum, línguas oficiais de Timor-Leste, apresenta as técnicas e os sabores da gastronomia timorense e conta com prefácio de Kay Rala Xanana Gusmão.

Seguindo a melhor tradição da hospitalidade asiática, esta obra começa por propor ao leitor um conjunto de bebidas refrescantes que combinam os sabores e as cores de frutas tropicais ou chás gelados feitos a partir de plantas, folhas ou de singelas cascas de frutas. Seguidamente, propõe-se um conjunto de receitas de sopas, saladas, pratos vegetarianos e receitas de peixe e de carne. Finalmente é apresentado um conjunto de receitas de sobremesa.

Sobre o autor

Luís Simões nasceu em Ponte de Vagos em 1990, mas é na Praia de Mira que passa a sua infância e que o mesmo define como sendo a “sua” terra. Licenciou-se em Produção Alimentar em Restauração na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e fez Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.

No seu percurso podem destacar-se as suas experiências profissionais em grandes grupos hoteleiros como o Ritz Carlton em Tenerife, o Grupo Hilton em Praga e o Grupo Pestana em São Tomé e Príncipe.

A sua última paragem em terras lusas foi como assistente do Diretor de Operações na Pestana Management, em Lisboa.

Rumou a Timor-Leste para exercer funções de Chefe Executivo no Hotel Novo Turismo, em Díli, espaço que abriu em 2014. Uma verdadeira escola pessoal e profissional e que como o próprio diz, “é um contributo para um jovem país, que para um jovem como eu, dá sentido à minha vida”.

Em 2016, lançou o seu primeiro livro, intitulado “Sabores da Lusofonia”, no qual contou com o prefácio do Laureado Nobel da Paz José Ramos-Horta e cujo objetivo foi dar a conhecer a cultura gastronómica dos vários países da CPLP, com uma imagem mais contemporânea. Este foi reconhecido com o prémio de Best Internacional Cusine Book nos Gourmand World Cookbook Awards 2017 em Yantai, China e recentemente reeditado no Brasil, com o nome “Os Sabores da Língua Portuguesa”. No ano em que lançou o seu primeiro livro cruzou o oceano, a convite da Câmara Brasileira do Livro, para participar na Bienal do Livro de São Paulo, Brasil.

No ano de 2017, foi escolhido para ser a cara e autor de um programa de culinária, na primeira estação de televisão privada de Timor-Leste, na GMN Tv, e desenvolveu o programa “Sabor a Timor”.

 

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

 

Lisboa, 4 de junho de 2018

 

Gabinete de Documentação e Comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
T: 213 109 100

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.