Assinatura de Protocolo de Cooperação entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) e a Escola Internacional das Nações Unidas (UNIS)

Camões, I.P., 05/12/2018

Tem lugar hoje, dia 5 de dezembro de 2018, às 16 horas (21h de Lisboa), em Nova Iorque, a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P., o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) e a Escola Internacional das Nações Unidas (UNIS), para a implementação de aulas de português extracurricular nessa Escola em Nova Iorque.


A assinatura acontecerá no Gabinete do Secretário-Geral das Nações Unidas e será testemunhada pelo Secretário-Geral, António Guterres. O Protocolo será assinado pelo Representante Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, Francisco Duarte Lopes, em substituição do Presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P., Luís Faro Ramos. Pelo Brasil, assinará o Protocolo o Representante Permanente, Mauro Vieira e, pela UNIS, o Dan Brenner, Diretor Executivo.
Resultado do empenho do Camões, I.P., do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, é iniciada uma parceria entre os dois países, pela primeira vez, no ensino do português. Começa em regime extracurricular e tem em vista a integração futura no currículo da Escola, juntamente com outras nove línguas, incluindo as seis línguas oficiais das Nações Unidas.

As aulas tiveram já início, abrangendo mais de duas dezenas de interessados, nos diversos níveis de proficiência. As aulas são lecionadas por um docente da rede do Camões, I.P., em colaboração com uma professora indicada pelo Brasil, utilizando métodos de ensino diversificados e abrangendo as diversas variantes da língua. A cooperação estabelecida neste protocolo será acompanhada pelo Coordenador do Ensino de Português nos EUA.

A Escola Internacional das Nações Unidas (UNIS) é uma escola internacional na cidade de Nova Iorque, estabelecida em 1947 por famílias que trabalhavam para as Nações Unidas. A escola foi fundada para fornecer uma educação internacional, preservando as diversas heranças culturais de seus alunos. A UNIS tem atualmente mais de 1600 estudantes.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

Lisboa, 5 de dezembro de 2018

Gabinete de Documentação e Comunicação

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

T: 213 109 100

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.