Constituição do Conselho Estratégico e do Conselho Consultivo do Instituto Camões

A formalização da constituição do Conselho Estratégico e do Conselho Consultivo do Instituto Camões (IC tem lugar no próximo dia 22 de Junho, às 11h, na sede do IC. A constituição dos conselhos contará com a presença de Sua Excelência o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Dr. Luís Amado, no âmbito de um esforço conjunto de reforço da visibilidade e reconhecimento da língua portuguesa através de uma rede de instituições de referência, entre as quais o IC.

A necessidade do reforço dos vínculos às comunidades portuguesas através da língua é um dos objectivos do IC que assume um papel coordenador a nível nacional no quadro da promoção da língua e cultura portuguesas no estrangeiro. Assim, a nova lei orgânica do IC, aprovada em Conselho de Ministros, prevê que, para além do ensino superior para o qual tem estado apenas vocacionado, o IC tenha sob a sua tutela todo o ensino da língua portuguesa, desde o pré-escolar.

Para garantir a articulação com os departamentos governamentais responsáveis pelas áreas da educação, cultura, ensino superior, ciência e tecnologia, da juventude, da comunicação social e da economia, são formalizados o Conselho Estratégico e o Conselho Consultivo, integrados por representantes dos membros do Governo responsáveis por cada uma daquelas áreas e por individualidades de reconhecido mérito intelectual.

O Conselho Estratégico, que tem a seu cargo a aprovação dos planos de actividade relativos ao ensino português no estrangeiro, a aprovação do planeamento da rede de ensino português no estrangeiro e o parecer sobre o plano e relatório de actividades do IC, é constituído pela presidente do IC e por um representante de cada um dos membro do Governo das áreas atrás mencionadas

O Conselho Consultivo, órgão de consulta, apoio e participação na definição das linhas gerais de actuação do IC, que visa ainda contribuir para a articulação do Instituto com os órgãos do Estado e dos serviços públicos, é constituído pela presidente Prof.ª Dr.ª Ana Paula Laborinho, pelos vice-presidentes Dr.ª Dinah Azevedo Neves e Prof. Doutor Mário Filipe da Silva e por um representante do Governo do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério da Economia, do Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Ministério dos Assuntos Parlamentares. Integram o Conselho Consultivo as seguintes personalidades: Adriano Moreira, Ivo de Castro, José Carlos Vasconcelos, Luís Reto e Artur Santos Silva.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.