Portugal e Rússia assinam Programa de cooperação

Um programa de cooperação nas áreas da língua, educação, ciência, tecnologia, cultura, juventude, desporto e comunicação social foi finalizado e assinado entre Portugal e a Rússia, durante a reunião da comissão mista bilateral, que teve lugar em Lisboa, no Instituto Camões (IC), a 15 de Junho.O programa, para vigorar entre 2010 e 2012, e rubricado em representação do Estado português pela Presidente do IC, Ana Paula Laborinho, e em representação do Estado russo pelo embaixador Pavel Petrovski, prevê a continuação do apoio, através de um leitor do IC, à área de estudos de língua portuguesa e à realização de actividades culturais, quer no Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscovo (Universidade) quer na Universidade Estatal de Moscovo M.V. Lomonossov. Está igualmente previsto que esse leitor continue a apoiar a Universidade Estatal de São Petersburgo e a Universidade Pedagógica A.I. Herzen.

Ainda no domínio das línguas, o programa de cooperação estabelece mecanismos para o intercâmbio de bolsas entre os dois países, em regime de reciprocidade, destinadas a estudantes, investigadores e professores dos idiomas português e russo, e a realização de estudos e iniciativas visando a aprendizagem das línguas portuguesa e russa através de plataformas na Internet, bem como a formação de professores na área.

O programa, que estabelece um enquadramento geral, remetendo para a negociação de entendimentos sectoriais entre as instituições competentes de cada parte, cobre ainda outros aspectos no domínio da educação e da cooperação científica, envolvendo esta área, do lado português, entidades como a Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho e a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Na área da Cultura, o programa aborda a cooperação no domínio da edição literária, das artes do espectáculo, das artes plásticas, da arquitectura, design e cinema.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.