O Instituto Camões em 2008

Dando continuidade à actividade que tem desenvolvido no âmbito da promoção e difusão da língua e cultura portuguesa no exterior, mais uma vez, em 2008, o IC promoverá, um conjunto de iniciativas que permitirão revelar em diversos países estrangeiros o trabalho dos criadores portugueses.

Número 118 ·   24 de Outubro de 2007 ·   Suplemento do JL n.º 967, ano XXVII

Exposição Portugal - Património da HumanidadeDando continuidade à actividade que tem desenvolvido no âmbito da promoção e difusão da língua e cultura portuguesa no exterior, mais uma vez, em 2008, o IC promoverá, através da Rede Diplomática, dos Centros Culturais Portugueses e Rede de Docência, um conjunto de iniciativas que permitirão revelar em diversos países estrangeiros, e nos diversos domínios da actividade cultural e artística, o trabalho dos criadores portugueses.

Apenas como exemplos desse vasto programa, poder-se-á referir a \'campanha\' de divulgação de arte e artistas contemporâneos portugueses nos EUA através do apoio à Exposição «Where are you from? Contemporary Art from Portugal», integrando obras de 20 criadores portugueses, a decorrer na Faulconer Gallery do Grinnel College, Iowa; do apoio à Exposição «Stream», integrando o trabalho de 11 artistas na Galeria White Box de Nova Iorque e o apoio à Residência artística de João dos Santos Simões, pelo período de 6 meses, no Point B, Nova Iorque; o programa multidisciplinar a desenvolver por ocasião das Comemorações dos 200 anos da chegada da corte ao Brasil; em Espanha, e dando continuidade à política de fidelização dos públicos do país vizinho, através da organização da VI Mostra Portuguesa (Madrid e outras cidades), da participação na exposição retrospectiva de Paula Rego (Madrid, Barcelona, Valência) e na exposição «Eugénio de Andrade e a Espanha» (Madrid).

Ainda, o Centro Cultural Português na Praia, Cabo Verde, receberá, em Janeiro, e continuando um percurso que passou por Angola e Moçambique, a Exposição «Troca de Olhares», mostra que reúne artistas portugueses com diferentes ligações à África de língua portuguesa - Ângela Ferreira, Vasco Araújo, Francisco Vidal e Maria Lusitano.

Exposição Portugal - Património da HumanidadeComo é do conhecimento geral, o próximo ano será pontuado pela celebração do Ano Europeu do Diálogo Intercultural e do quadricentenário do nascimento do Padre António Vieira. O relacionamento e conhecimento intercultural, conceitos tão caros àquela figura cimeira da nossa cultura, darão a tónica a muitas das actividades a desenvolver, em parceria com outros organismos estatais e oriundos da sociedade civil. O Padre António Vieira será o \'patrono\' da 2.ª edição do importante Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia, iniciativa lançada em 2007 pelo IC e pela Funarte.

Naturalmente, dar-se-á continuidade aos programas de apoio à promoção e divulgação dos criadores e autores de língua portuguesa e/ou obras sobre as culturas que se expressam em português, respectivamente através do programa de apoio à internacionalização de agentes e instituições culturais portugueses e do programa de apoio à edição em língua estrangeira, contemplando agora este último a existência de um conselho editorial que permitirá contar com o vasto conhecimento e experiência de um representante do mundo editorial e de um tradutor de renome.

A criação de conteúdos culturais e de ferramentas de aprendizagem da língua e cultura portuguesa em suporte digital continuará a ser uma prioridade em 2008, permitindo assim um cada vez maior alargamento de públicos. Estará ainda em estudo a 4ª edição do curso a distância Cultura Portuguesa Contemporânea.

Pintura de Paula Rego. A FamíliaEm parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mediante um protocolo firmado entre o IC e o Instituto de História Contemporânea, dar-se-á continuidade à elaboração, iniciada este ano e que se prolongará até início do ano de 2009, de uma História Geral do Instituto Camões, compreendendo os organismos que o antecederam e tendo em consideração aqueles, numerosos, a que deu origem.

Ainda prosseguindo os objectivos estruturantes da sua actividade, e no seguimento do programa de exposições que o IC tem concebido e produzido para funcionarem em formato de itinerância, durante o ano de 2008 o IC irá mostrar em vários países - depois da sua inauguração na sua sede em finais deste ano - a exposição sobre a Língua e os fenómenos culturais e sociais a ela associados que o Instituto e a escola de Artes Visuais Maumaus têm vindo a concretizar a partir do trabalho dos finalistas do curso desta instituição.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.