Língua e Cultura em Notícias nº 121

Eventos realizados em vários países dos cinco continentes, envolvendo a Divulgação da Língua e Cultura Portuguesa

Número 121  ·   16 de Janeiro de 2008  ·   Suplemento do JL n.º 973, ano XXVII

EUROPA

Bruxelas

O espectáculo Banquete, concebido por Patrícia Portela, no âmbito da Presidência da UE, com o apoio do IC, foi acolhido de 26 a 29 de Novembro em Bruxelas, no BOZAR. Em função de críticas positivas, estão já agendados mais três espectáculos para o mês de Março em Kortrijk, na Flandres. Durante a estada na Bélgica, a artista foi contactada por programadores suíços, suecos e alemães que manifestaram interesse em receber o Banquete nos seus países no próximo ano.

Eslováquia

Coincidindo com a Presidência Portuguesa da União Europeia, a Embaixada de Portugal em Bratislava apresentou na capital da Eslováquia uma mostra de arquitectura e design português, a que se seguiu no final do ano, com o apoio do CLP/IC na Universidade de Viena, a exposição 10.37pm, do fotógrafo Cláudio Garrudo. Patente na Central European House of Photography no centro histórico de Bratislava até 13 de Janeiro, a exposição foi complementada com palestras sobre a história da fotografia em Portugal e a vida cultural portuguesa nos últimos 150 anos.

Espanha

Companhia Paulo Ribeiro
Companhia Paulo Ribeiro

Com o patrocínio do Instituto Camões, a Companhia Paulo Ribeiro apresentou, nos dias 20 e 21 de Dezembro, a criação intitulada «Malgré Nous, Nous Étions Là», no Salón Teatro, em Santiago de Compostela.
O espectáculo consistiu num dueto formado por Leonor Keil e Paulo Ribeiro, inspirado em textos do escritor Gonçalo M. Tavares e com música de Bernardo Sassetti.

França

No mês de Novembro, esteve em cena, no centro cultural «La Ricamarie», em Saint-Etienne (França), a peça de teatro «Viens», inspirada na correspondência de Fernando Pessoa e Ofélia Queirós. A actividade foi organizada pelos estudantes de Português da Universidade Jean Monnet.

De 9 a 28 de Novembro, numa iniciativa do Consulado-Geral de Portugal em Lille, decorreu a exposição «Encontro com Nuno Gonçalves», no Palais Rihour, Sala do Conclave em Lille, em França.

Na inauguração houve uma apresentação onde intervieram o cônsul João Pedro de Castro Soares, um representante da Câmara Municipal de Lille, Stéphanie Bocquet, Alain Tapié, Conservador Chefe do Palais des Beaux Arts de Lille.

Grécia

A Grécia recebeu pela primeira vez uma peça de teatro baseada no livro de Fernando Pessoa. A Hora do Diabo, com tradução de Maria Papadima e representação do grupo de teatro Conxobanx, ficou em cena em Atenas até 19 de Dezembro.
O Instituto Camões apoiou o espectáculo teatral.

Itália

No dia 3 de Dezembro, na Capela Paolina do Palácio do Quirinal, em Roma, teve lugar, com o patrocínio do IC, um concerto do pianista António Rosado. Integrado na programação da Fundação RomaEuropa, o espectáculo incluiu obras de Armando José Fernandes, Debussy, Respighi, Vianna da Motta, Liszt e Grieg.

Reino Unido

José Luís Peixoto em NewcastleO Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões na Universidade de Newcastle upon Tyne celebrou a Literatura do Alentejo no dia 29 de Novembro. 

O escritor português José Luís Peixoto deu voz às palavras escritas numa das mais míticas regiões de Portugal e encantou uma vasta e variada audiência.

República Checa

O CCP/IC em Praga apresentou no dia 4 de Dezembro o filme Auto da Compadecida, realizado com base na peça teatral de Ariano Suassuna. Para assinalar a época natalícia, no dia 11 de Dezembro, teve lugar a palestra «O Natal em Portugal: a tradição religiosa e popular duma das maiores festas do ano e também do calendário da Igreja em Portugal». 

No dia 13 de Dezembro decorreu a «Noite Moçambicana», que incluiu a apresentação de «A arte contemporânea em Moçambique», projecto de investigação dos estudantes universitários Petr Pato ka, Jan Látal, Jan Žaloudek, workshops, uma entrevista com o pintor Malangatana, uma palestra com o poeta moçambicano Jorge Martim sobre poesia, a apresentação de títulos presentes na biblioteca do IC em Praga e a leitura de traduções de poesia e prosa resultantes do seminário de tradução do Departamento de Português.

ÁFRICA

Angola

Renascer Angola
«Renascer Angola», exposição do artista plástico Etona

O artista plástico angolano Etona fez «Renascer Angola», numa exposição inaugurada no CCP/IC em Luanda no dia 17 de Dezembro.

A mostra, apoiada pelo IC, apresentou trabalhos nas áreas da pintura (em tela) e da escultura (madeira e pedra), nos quais a paisagem africana foi invariavelmente convocada.

Marrocos

A pianista Manuela Gouveia realizou entre 27 e 29 de Novembro, em Rabat, dois recitais de piano por ocasião da Presidência Portuguesa da União Europeia. Nos espectáculos, Manuela Gouveia interpretou composições de Carlos Seixas, Viana da Motta, Filipe Pires, Beethoven e Chopin.

Os concertos foram apoiados pela Embaixada de Portugal em Rabat.

Moçambique

A Antologia Poética Rumor de Água, de Fernando Couto, foi lançada no dia 29 de Novembro, na sala de conferências do CCP/IC em Maputo.

O autor nasceu em Portugal, em 1924. Jornalista e poeta, Fernando Couto é um dos nomes que alicerçaram a literatura em Moçambique. Desde os anos 50, conta com numerosa e dispersa colaboração na imprensa portuguesa e moçambicana. A presente antologia poética agora editada, apresentada por Ana Mafalda Leite, reúne todos os títulos anteriormente publicados, assim como alguns inéditos.

O Instituto Camões, a Editorial Ndjira e a Empresa Moçambique Celular-MCEL apoiaram a iniciativa que pretendeu divulgar a literatura moçambicana.

De 10 a 20 de Dezembro, no CCP/IC em Maputo, decorreu o programa de formação ÁfricaDOC, um projecto de formação para cineastas e produtores independentes dos países africanos de línguas portuguesa e francesa, desenvolvido numa parceria entre Luís Correia (LX Filmes/Portugal), Noémie Mendelle (Scottish Documentary Institute/Escócia), Jean-Marie Barbe (Ardèche Images/França) e Maty Gueye (Dakar Images/Senegal).

Durante o workshop foi ministrada uma formação básica a nível técnico e teórico, e produzido e realizado um exercício prático, que consistiu na filmagem e montagem de uma curta-metragem colectiva com a duração de cerca de 5 minutos.

Após a realização, discussão e avaliação deste exercício filmado, o trabalho da formação foi dedicado ao desenvolvimento dos projectos propostos por cada um dos participantes.
No final, foram seleccionados os três melhores trabalhos, posteriormente apresentados no Fórum de co-produção a realizar na ilha de Gorée, em Dakar, no próximo mês de Maio de 2008, onde estarão presentes mais de 30 jovens cineastas oriundos dos países lusófonos e francófonos, assim como mais de 20 representantes de televisões e instituições, africanas e internacionais.

O programa ÁfricaDOC para os países lusófonos tem o apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual de Portugal e da Fundação Calouste Gulbenkian.

AMÉRICA

Canadá

No âmbito do programa cultural da Embaixada de Portugal em Otava durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, realizou-se no dia 2 de Dezembro um concerto de violino e piano por Alexandre da Costa e Wonny Song, na aula magna (Chapel) da Universidade de Otava.

Alexandre da Costa, luso-canadiano, 28 anos, ao violino, e Sonny Wong, de 25, canadiano de origem coreana, ao piano, interpretaram peças de Corelli, Beethoven, Bloch, Prokofieff e de compositores portugueses, nomeadamente de Freitas Branco.

O concerto, que pretendeu aprofundar o diálogo e o intercâmbio cultural entre o Portugal e o Canadá, foi patrocinado pelo Instituto Camões e pela Secção de Português da Universidade de Otava, através do «Portugal Cultural Fund».

México

Festival de Música de MoréliaA cerimónia inaugural do XIX Festival Internacional de Música de Morélia ocorreu na cidade com o mesmo nome, capital do estado de Michoacán, no dia 10 de Novembro. O Festival, dedicado este ano à União Europeia, contou com a participação de 18 países europeus e de alguns dos melhores agrupamentos musicais mexicanos.

No dia 14 de Novembro, o conjunto português de música erudita Quarteto São Jorge deu um concerto nos claustros do Palácio Municipal de Morélia.

Santiago do Chile

No dia 13 de Dezembro, foi assinado o Convénio Específico de Colaboração entre o Instituto Camões e a Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade do Chile (FFHUC). O protocolo evidencia a cooperação entre ambas as instituições e lança o desafio no sentido de uma possível criação, a curto prazo, do Centro de Língua e Cultura Portuguesa no Chile.

Assinado pelo Embaixador de Portugal em Santiago do Chile e pelo Decano da FFHUC, Jorge Hidalgo Lehuedé, o convénio visa ainda a implementação, na universidade chilena, de cursos livres de Português e da cadeira de Cultura Portuguesa ou Lusófona.

Presentes na cerimónia de assinatura estiveram a Leitora IC, Teresa Jorge Ferreira, a Directora de Relações Internacionais, Margarita Iglesias, Directora do Departamento de Linguística, Alfonsina Doddis, e o Coordenador da Área de Linguística Hispânica, Abelardo San Martín.

Uruguai

O programa cultural «Sopa de Letras», da rádio pública uruguaia, dedicou uma semana ao poeta português Fernando Pessoa. Numa série de cinco programas, vários professores e escritores uruguaios que mantêm uma estreita relação com a obra poética pessoana, quiseram colaborar na iniciativa.

Promovido pelo Leitorado do IC e pela Embaixada de Portugal em Montevideu, realizou-se um café-concerto em homenagem a Miguel Torga, que fechou o ciclo de comemorações do centenário do nascimento do poeta português. A iniciativa consistiu numa recitação de poemas pelo grupo uruguaio de poesia musicada Caramelos y Pimientos e na sua dramatização pela actriz Isabel de la Fuente, acompanhada à guitarra por Eduardo Mauris.

Finalmente, nos dias 16 e 17 de Novembro, o Leitorado do IC dinamizou um Curso de Actualização de Professores de PLE sob a temática Ricardo Reis na Literatura Portuguesa do Século XX.

A Orquestra Filarmónica de Montevideu realizou um concerto no dia 26 de Novembro, no Teatro Solís, na capital uruguaia. Regida pelo maestro José Ferreira Lobo, a orquestra contou com a participação do solista António Rosado.

A acção enquadrou-se no âmbito do intercâmbio de maestros uruguaios e portugueses.

ÁSIA

Índia

Mapping the Roots
Exposição «Mapping the Roots»

No dia 21 de Novembro, o CCP/IC em Nova Deli apresentou uma exposição colectiva de 27 obras de 25 artistas plásticos indianos de Goa intitulada «Mapping the Roots».

A mostra foi organizada na galeria Mati Ghar, Indira Gandhi National Centre for the Arts de Nova Deli, durante a inauguração conjunta da 3.ª Semana Cultural da União Europeia.

A Presidência Portuguesa da União Europeia, os Estados Membros da União Europeia e a Delegação da Comissão Europeia promoveram a actividade.

O filme Alice, de Marco Martins, foi exibido no dia 30 de Novembro durante a mostra de cinema organizada no India International Centre de Nova Deli, aquando da Semana Cultural Europeia. A mostra, recebida com interesse e entusiasmo por parte do público indiano, constituído maioritariamente por alunos de português, foi promovida pelo CCP/IC de Nova Deli, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.

Exposição Álvaro Siza - Arquitecto
Exposição «Álvaro Siza - Arquitecto»

«Álvaro Siza - Arquitecto» foi o nome da exposição da Lalit Kala Akademi (Academia Nacional de Belas Artes) de Nova Deli, inaugurada no dia 30 de Novembro pelo Primeiro-Ministro de Portugal, com a presença do Secretário de Estado da Cultura da Índia.

A mostra apresentou uma panorâmica da obra arquitectónica de Siza Vieira, incluindo 5 modelos e 22 projectos, a maior parte dos quais bem conhecidos entre os arquitectos, professores e alunos da School of Planning & Architecture de Nova Deli, jornalistas e diplomatas que não quiseram faltar à cerimónia inaugural.

O Instituto Camões promoveu a iniciativa apoiada pela Presidência Portuguesa da União Europeia, Câmara Municipal de Matosinhos e Centro de Documentação Álvaro Siza.

Japão

O 15.º Prémio «Rodrigues, o Intérprete» foi atribuído à tradução do Livro do Desassossego, obra de Bernardo Soares, semi-heterónimo de Fernando Pessoa. O trabalho é de Kunihiko Takahashi, professor catedrático de Linguística Portuguesa e Literatura Luso-Brasileira na Universidade Tokushoku em Tóquio.

A cerimónia de entrega da 15.º edição do Prémio Literário «Rodrigues, o Intérprete», este ano organizado no âmbito da Presidência Portuguesa da UE, teve lugar no dia 18 de Dezembro, na residência da Embaixada de Portugal em Tóquio.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.