“No Quarto de Vanda” recebe prémio de Melhor Filme em Festival no Chile

O realizador português Pedro Costa foi galardoado pelo seu filme "No Quarto de Vanda" com o prémio para o Melhor Filme - categoria "Mejor pre Estreno" - do 32º Festival de Cinema da Universidade Católica do Chile, que terminou a 3 Fevereiro em Santiago do Chile.

Número 122  ·   13 de Fevereiro de 2008  ·   Suplemento do JL n.º 975, ano XXVII

No Quarto de Vanda"No Quarto de Vanda" (2000) foi enviado pelo Instituto Camões ao festival organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile juntamente com o filme de Sérgio Tréfaut Os Lisboetas, este extra-concurso.

O trabalho de Pedro Costa, de 49 anos, foi descrito pelo suplemento cultural do El Mercurio, o principal diário do Chile,"como "tão radical, tão belo, tão novo, tão brutal que o espectador tem de inventar por si mesmo um modo de se aproximar das suas películas, de negociar com elas e obter uma quota apreciável de gozo e reflexão".

Quem quer que tenha visto No Quarto de Vanda "terá uma opinião positiva ou negativa a seu respeito, mas em nenhum caso se sentirá neutral perante os vagabundos, indigentes e toxicodependentes que o realizador registou no arruinado bairro das Fontainhas, em Lisboa", considera o El Mercurio.

Pedro Costa"O resultado deixa em estado de choque", acrescenta o jornal chileno, que descreve a démarche de Pedro Costa de voltar aquele reduto dos imigrantes africanos onde rodara Ossos (1997), para registar, sem o glamour possibilitado pelos meios do filme anterior, a vida diária do bairro com uma pequena câmara digital.

O diário chileno sublinha que "alguns críticos consideram Costa um adiantado nas diversas tentativas de confundir os limites entre o documental e a ficção vistas nesta década".

Com o seu mais recente filme Juventude em Marcha (2006), Pedro Costa ganhou em Dezembro o Prémio da Associação de Críticos de Los Angeles - na categoria de Melhor Filme Independente/ Experimental de 2007.

O Festival da UC do Chile - que não tem intuitos comerciais - pretende dar a conhecer o cinema chileno e internacional de produção recente. É uma das actividades de exibição cinematográfica universitária mais importantes do país, dirigida não só a jovens mas ao público em geral.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.