Renovação do Centro Virtual Camões

O Centro Virtual Camões (CVC), portal de recursos de apoio ao ensino, aprendizagem e investigação da Língua e da Cultura Portuguesa do Instituto Camões, vai ser renovado durante o mês de Maio, surgindo com novos conteúdos, novas valências e uma nova estrutura.

Número 125   ·   7 de Maio de 2008   ·   Suplemento do JL n.º 981, ano XXVIII

Os conteúdos já existentes no actual portal, que pode ser acedido em /cvc/, estão a ser também objecto de uma revisão científico-pedagógica com vista à sua actualização, declarou Rui Vaz, coordenador do núcleo de produção de materiais para o ensino a distância e responsável pelo CVC.

«A reorganização do Centro Virtual Camões é orientada para as competências a desenvolver - aprender, ensinar e conhecer, a que se juntam traduzir e e-learning», explicou Rui Vaz.

Glossários terminológicos e bases de tradumática, que estavam dispersos, foram agrupados e sistematizados numa valência única de recursos de tradução do e para o Português. A secção de e-learning articula os cursos do programa de formação a distância do IC, a decorrer, já terminados ou previstos.

A principal inovação introduzida na organização do novo CVC, que constitui um seu aspecto estruturante, é a explicitação e hierarquização dos conteúdos, de acordo com o seu grau de dificuldade, de forma a facilitar a navegação.

Para tal serão introduzidos níveis intermédios em que são dadas explicações sobre o que o utilizador vai encontrar em cada secção. Estas explicações serão apresentadas também em inglês, numa primeira fase, e mais tarde em espanhol e francês. De qualquer forma, continuam a ser possíveis acessos directos, com vantagem para quem já sabe exactamente o que quer.

Quanto aos novos conteúdos, Rui Vaz destaca a inclusão no portal de materiais específicos, construídos de base, para uma faixa etária mais nova - crianças de 5-10 anos.

Todos os conteúdos do CVC são de acesso livre, com excepção daqueles que fazem parte dos cursos a distância já ministrados através da plataforma electrónica de aprendizagem do Instituto Camões.

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.