IndieLisboa em Amesterdão

Uma «grande mostra» de cinema português independente vai ter lugar a 13 e 14 Dezembro próximo em Amesterdão, no cinema de arte e ensaio «Rialto», organizado em parceria com o IndieLisboa, anunciou Miguel Valverde um dos directores do festival português.

Número 129   ·   27 de Agosto de 2008   ·   Suplemento do JL n.º 989, ano XXVIII

IndieLisboa em Amesterdão
Foto de SanderK CC
A decisão de efectuar a mostra de filmes portugueses resultou da vontade dos animadores do cinema «Rialto», depois de terem apreciado o material que lhes foi enviado pela organização do IndieLisboa, no âmbito das extensões no estrangeiro do festival de Lisboa de 2008, com o apoio do Instituto Camões.

O IndieLisboa Days em Amesterdão pretende «recontextualizar o cinema português dos últimos 5 anos, passando por alguns do títulos (curtas e longas metragens) mais relevantes exibidos e premiados nas cinco edições do IndieLisboa», indicou a organização do festival português.

"Ficaram tão entusiasmados com o material que lhes enviámos que resolveram transformar a exibição de filmes portugueses [prevista para Setembro] numa grande mostra», que deverá ter lugar em Dezembro, adiantou Miguel Valverde, um dos três directores do IndieLisboa.

Inicialmente, a exibição Amesterdão fora pensada como uma extensão do IndieLisboa semelhante à que já aconteceu nos Estados Unidos, no Provincetown Internacional Film Festival, um certame de cinema independente americano e internacional que decorreu em 17 e 21 de Junho passados, na pequena comunidade do mesmo nome situada em Cape Cod (Massachusetts), onde passou o filme DOT.COM (2007), de Luís Galvão Teles, e do que vai acontecer em Copenhaga e em São Petersburgo

A programação da mostra de Amesterdão ainda não está definida, mas o evento será acompanhado por uma brochura dedicada ao cinema português, acrescentou Miguel Valverde.

O Cinema «Rialto» abriu em Agosto de 1920 com o nome Anmsterdamsche Jeugdbioscoop. Em1921 foi rebaptizado como Rialto. Possui duas salas de exibição, uma das quais foi durante algum tempo conhecida como Rivoli. O Rialto permanece como um dos mais populares cinemas de Amesterdão, localizado próximo do centro da cidade.

Na antiga capital imperial russa, (de 25 a 30 de Setembro próximo) no VII Open St. Petersburg Student Film Festival - um evento promovido pela União de Realizadores de São Petersburgo para suscitar o interesse das audiências nos jovens directores e nas curtas-metragens - a mostra Best Student Shorts at IndieLisboa passará no cinema Dom Kino nove «curtas-metragens portuguesas exibidas em diversas edições do Festival IndieLisboa e realizadas em contexto de cursos académicos, workshops ou outros contextos escolares.»

Em Copenhaga (de 21 a 23 de Outubro próximo), no âmbito do Best of IndieLisboa no Grand Teatret, serão mostrados filmes portugueses exibidos no IndieLisboa 2008. O programa inclui seis curtas-metragens e duas longas-metragens, ainda por confirmar, A Zona (2008), de Sandro Aguilar, e Via de Acesso (documentário, 2008), de Nathalie Mansoux.

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.