O Clube dos poetas vivos

O CLIP (Clube de Língua Portuguesa), constituído por alunos finalistas e professores da Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa, sob a tutela do Instituto Camões, na Universidade Nacional de Timor-Leste, surgiu em Julho de 2008 com o intuito de dinamizar actividades em língua portuguesa no espaço académico (oficinas de música e de leitura, seminários, concursos de poesia e workshops [oficinas de trabalho]). Todavia, só em Outubro de 2008 é que estas actividades começaram a ser concretizadas.

Para o ano lectivo que se avizinha, o CLIP está a programar uma semana cultural, que visa dar a conhecer à comunidade académica a cultura portuguesa. O programa abarcará uma mostra de cinema português, saraus com performances musicais e teatrais, conferências, workshops e concertos. Ao longo do ano, em épocas festivas (dia de S. Valentim, por exemplo) realizar-se-ão concursos de poesia e prosa (escrita de contos).

Os alunos que integram este Clube pretendem também frequentar o Curso Livre de Verão em Língua Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Agosto próximo, para poderem aprofundar os seus conhecimentos em contexto de imersão linguística. Porque a exequibilidade de um projecto desta natureza implica necessariamente uma verba avultada, procuramos formas de angariar o montante previsto. Uma delas foi o lançamento do livro (Con)textos, a 20 de Junho, na Fundação Oriente, na capital timorense, Díli. Um livro escrito a várias mãos, tendo a contribuição de autores portugueses e de alunos da Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa.

A par do lançamento do livro, foram igualmente apresentadas peças de teatro, performances musicais e poemas musicados. A partir do livro, nasceu uma exposição fotográfica, um exercício ecfrástico, em que o fotógrafo, Bernardino Soares, leu os textos e (re)interpretou-os, captando, pela objectiva, cenários diversos. Deste trabalho resultaram fotografias, marcadores de livros e postais.

 

Elísia Ribeiro, leitora do IC em Díli

 

 

Encarte Camões no JL n.º 143

Suplemento da edição n.º 1017, de 23 de setembro a 6 de outubro de 2009, do JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.