Identidade

O Camões, I.P. é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio.

Missão

  • Propor e executar a política de cooperação portuguesa;
  • Coordenar as atividades de cooperação desenvolvidas por outras entidades públicas;
  • Propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro;
  • Assegurar a gestão da rede de ensino português no estrangeiro, a nível básico, secundário e superior;
  • Apoiar a colocação de docentes locais através de parcerias com instituições de ensino superior e organizações internacionais;
  • Promover a internacionalização da cultura portuguesa.

Visão

O Camões, I.P. pretende ser um organismo de referência na coordenação e articulação da política externa do governo nas áreas da cooperação internacional, promoção da língua e cultura portuguesas enquanto domínios crescentemente entendidos pelos Estados como instrumentos de projeção da sua influência e defesa dos seus interesses.

No plano organizacional, o principal objetivo passa pela modernização dos serviços assente numa gestão por objetivos e resultados e a partir de uma cultura colaborativa e de partilha de valores.

Consulte os próximos passos do Camões, I.P. ao nível do Programa Simplex + 2016 | Camões, I.P.

Valores

O Camões, I.P. dispõe de um Código de Ética assente nos princípios da igualdade, imparcialidade, isenção, transparência, integridade e criteriosa afetação dos recursos públicos, identificando como valores fundamentais:

  • A excelência, assente no rigor, na qualidade, na eficiência e na eficácia;
  • A verdade, integridade e transparência;
  • A equidade, imparcialidade, isenção e justiça;
  • A qualidade e a produtividade do trabalho, a igualdade de oportunidades e de tratamento de pessoas e a não-discriminação.

Áreas de Atuação

As atribuições do Camões, I.P. estão expressas nos artigos 3.º, n.ºs 2, 3 e 4 do Decreto-Lei n.º 21/2012, de 30 de janeiro. A Portaria n.º 194/2012, de 20 de junho e a Deliberação n.º 1201/2012, de 30 de agosto determinam a organização do Camões, I.P. e identificam as atribuições e competências específicas de cada unidade orgânica.

Saiba mais aqui sobre as áreas de atuação do Camões, I.P..

Gestão da Qualidade

Comprometido institucionalmente com a qualidade do serviço público, o Camões, I.P. viu, no final do ano de 2015 – e depois de um exigente processo de avaliação –, ser-lhe atribuído o selo de qualidade ao abrigo da norma ISO 9001 (uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade), assim se reconhecendo o esforço da organização em assegurar a conformidade dos seus serviços, a satisfação dos seus destinatários/clientes e a melhoria contínua da instituição.

Consulte o Sistema de Gestão da Qualidade do Camões, I.P..

Camões em números

No Camões em números pretende-se apresentar um conjunto de indicadores que retratam a atividade do Camões, I.P., nas suas áreas de atuação: Cooperação, Língua e Cultura.

Consulte aqui os indicadores de cada área.

Sustentabilidade ambiental

Conscientes da relevância da adoção de políticas públicas que visem a diminuição dos impactos, o Camões, I.P. procura dar resposta às necessidades presentes de desenvolvimento económico através da implementação de um conjunto de medidas e adoção de práticas eco responsáveis.

Saiba aqui quais são.

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.