O livro de contos infantis ‘O Pátio das Sombras’, com textos do escritor Mia Couto e ilustrações do artista plástico Malangatana Ngwenya Valente, é hoje lançado com a presença dos autores na sala de conferências do Instituto Camões em Maputo.
A obra inaugura a colecção Contos e Histórias de Moçambique, sob a responsabilidade da Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa, realizada em parceria com a fundação catalã ‘Contes pel Món'.
«Este projecto editorial e educativo, que visa promover hábitos de leitura a partir das tradições moçambicanas, compreende a recolha de histórias da tradição oral de Moçambique e a sua recriação e ilustração por escritores e artistas plásticos, até à sua publicação em livro», explica a nota.
O livro já está a ser distribuído gratuitamente pelas escolas moçambicanas para a sua exploração pedagógica pelos professores da disciplina de Português.
Segundo a Fundação ‘Contes pel Món’, Mia Couto encarregou-se de criar a versão do primeiro conto, proveniente da etnia maconde, no norte de Moçambique, ilustrado por Malangatana, e outros escritores moçambicanos – Rogério Manjate, Marcelo Panguana, Paulina Chiziane, Aldino Muianga, Ungulani Ba Ka Khosa e Luís Bernardo Honwana e os pintores Idasse, Chichorro e Naguib «estão a trabalhar já com outros contos».