Praga: Colóquio Internacional da Língua Portuguesa – “Literatura nos tempos líquidos. Português – língua dos cinco continentes”

Data
24-04-2019
Localização
Praga

Descrição

A inauguração solene do Colóquio Internacional da Língua Portuguesa – “Literatura nos tempos líquidos. Português – língua dos cinco continentes”, no dia 24 de abril de 2019, terá lugar no MNE da República Checa, seguida do evento República Checa e a CPLP: Formas de Cooperação, com comunicações relativas ao desenvolvimento das relações empresariais, científicas, culturais e educativas, com a presença da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, o Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e o Vice-Ministro do MNE checo, Martin Tlapa. Estarão, igualmente, presentes embaixadores dos países da CPLP e dos países observados da Comunidade.

A parte filológica do Colóquio começará no dia 25, no Palácio Oettingen, sede do Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga. Os trabalhos decorrerão em duas secções: a literária e a linguística.

Na parte literária, organizada com o apoio do projeto KREAS da Faculdade de Letras da Universidade Carolina, será encorajada uma troca de conhecimentos e perspetivas de maneira dialógica. O ponto de partida do debate será o conceito de liquidez, cunhado pelo sociólogo de origem poloca Zygmunt Bauman.

A parte linguística versará sobre o tema Português – Língua de cinco continentes.

O dia 26 será dedicado a um workshop para os mestrandos e doutorandos.

O Colóquio é organizado pela Sociedade Checa de Língua Portuguesa em parceria com o CLP-Praga e com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Checa.