Luanda: Escritor do Mês | Revisitando Agustina Bessa-Luís

Data
05-08-2019 - 19-08-2019
Localização
Luanda

Descrição

Na 19ª Edição do “Escritor do Mês na Biblioteca Camões”, nos dias 5 e 19 de agosto de 2019, a partir das 10h00, será revisitada a obra de Agustina Bessa-Luís, escritora multifacetada, que para além do romance, tem publicada uma vasta obra que inclui contos, teatro, literatura infantil, biografia romanceada, ensaio e crónicas de viagem. A obra do escritor Camilo Castelo Branco, um dos expoentes da escola romântica, foi uma das suas grandes referências, quer a nível temático, quer a nível da técnica narrativa, associando a sua obra à corrente neo-romântica.

A sua criação era extremamente fértil e variada. Escreveu mais de 100 obras, algumas delas traduzidas para alemão, castelhano, dinamarquês, francês, grego, italiano e romeno. O seu romance A Sibila, que publicou em 1954, teve um enorme sucesso e trouxe-lhe imediato reconhecimento geral da maturidade do seu processo criativo. A obra já vai na 25ª edição. 

Agustina Bessa-Luís nasceu na Vila Meã, Amarante, em Portugal, a 15 de outubro de 1922, no seio de uma família da antiga aristocracia rural do Norte. Dedicou-se quase exclusivamente à criação literária, exerceu algumas funções públicas, como Diretora do Teatro Nacional D. Maria II. Era Membro da Academia de Ciências de Lisboa. Conquistou cerca de 40 prémios literários (à autora e às obras) e várias distinções e condecorações oficiais. Retirou-se da vida pública, em 2006, depois de ter publicado a sua última obra A Ronda da Noite, e faleceu a 3 de junho de 2019. 

 

O Camões - Centro Cultura Português em Luanda, no quadro do seu desígnio de promoção da leitura e de divulgação de autores de língua portuguesa, criou na sua biblioteca um Núcleo de Leitura, que revisita autores consagrados de língua portuguesa, através da leitura coletiva de extratos das respetivas obras e biografias. Este Núcleo de Leitura, com momentos interativos, conta com a participação ativa de jovens, sobretudo, estudantes universitários e pré-universitários, utentes da Biblioteca. Em dois dias de cada mês, a obra e a biografia do autor escolhido são revisitadas e analisadas. 

Tópicos neste artigo: