Quioto: Exposição de Kristina Mar – “Hikari – as memórias da água”

© T. Hatakeyama

Descrição

No dia 30 de julho de 2020 irá ser inaugurada a exposição de trabalhos realizados em cerâmica, gesso e vidro, da artista portuguesa Kristina Mar, na Katsurazaka Gallery em Quioto.
A exposição irá decorrer até 30 de agosto e devido à atual situação causada pelo COVID-19, as visitas deverão ser previamente marcadas através do website da exposição.


O conceito da exposição reflete a ligação entre Portugal e o Japão através da água do mar e da memória dos povos que um dia se ligaram através dela. As peças são mantidas de pé quando enchidas com água (que será do mar), que ajudará a manter um equilíbrio estável, obtido pelo cálculo do peso do vidro e da água.
As peças de vidro foram produzidas na fábrica Atlantis e sopradas em contramoldes feitos com alguns materiais trazidos do Japão para serem produzidos em Portugal e vice-versa.


Este projeto teve início em 2018, na fábrica da Vista Alegre e cristais da Atlantis, onde a artista fez uma residência de três meses, desenvolvendo uma instalação artística em porcelana, vidro e gesso e para mais tarde daí resultar uma linha de produção industrial inspirada neste projeto.


Na segunda fase, o projeto deverá ser apresentado em Portugal em 2021, com data e local a determinar assim que possível, tendo em conta a situação mundial atual.