Maputo: Hélder Muteia lança dois livros no Camões – Centro Cultural Português

Descrição

No dia 21 de junho de 2021, às 17h30, terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo o lançamento de dois livros de Hélder Muteia: “Como a história nos fez pátria e nação” e “Passo a Passo”, com a chancela da Alcance Editores. A apresentação dos dois livros ficará a cabo de António Barros.

Segundo a editora, “Como a história nos fez pátria e nação”, «vale pela coragem de desbravar terrenos desconhecidos e abrir novos horizontes. Do primeiro ao último tema, sente-se o pulsar do país, sua história, suas aspirações, seus desafios, suas querelas e incertezas. É como se o país se pusesse sistematicamente ao espelho para se observar, e ao mesmo tempo tivesse a possibilidade de se enquadrar dentro de uma perspectiva mais ampla, do ponto de vista económico, social e ambiental.»

No que diz respeito a “Passo a Passo” , «o livro sugere uma corajosa viagem analítica por diferentes realidades sócio-económicas do país. Para além de simplificar conceitos e teorias, busca maneiras criativas de interpretar as realidades adjacentes e respectivos desafios. A simplicidade da linguagem permite desdramatizar situações complexas, com vista a uma abordagem mais objectiva. A multiplicidade de factores postos em jogo permite equacionar combinações inovadoras e propostas de soluções surpreendentes.»

Entre as obras publicadas por Hélder Muteia constam: "Verdades dos Mitos", poesia (1988); "Nhambaro", contos e crónicas (1996); "Sonhos ao Avesso", poesia (2009); "Vozes de Sangue", reportagem sobre crianças afectadas pela guerra em Moçambique (1988), em parceria com Eduardo White; e "Reflexões sobre a agricultura, ambiente, desenvolvimento rural e alimentação" (2015); “O barrigudo e outros contos” (2018).

Hélder Muteia prefaciou obras de vários autores moçambicanos. Consta em várias antologias de autores de língua portuguesa. Algumas das suas obras estão traduzidas em inglês, francês, espanhol, italiano, russo e sueco.