Guadalajara: Portugal representado na 36.ª edição da Feira Internacional do Livro de Guadalajara

Data
26-11-2022 - 04-12-2022
Localização
Guadalajara
Tópicos neste artigo:

Descrição

Portugal vai estar representado na 36.ª edição da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL), no México, que decorre de 26 de novembro a 4 de dezembro de 2022, com um stand oficial. A participação neste evento é promovida pela Embaixada de Portugal no México, em colaboração com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

stand oficial de Portugal, que estará presente ao longo dos nove dias da FIL, terá uma dimensão de 36m2, e disponibilizará vários livros de autores portugueses e lusófonos, de diversas áreas da cultura, tanto em língua portuguesa como espanhola, numa parceria com a Librería Carlos Fuentes.

Durante o certame, que é o maior e o mais importante em língua espanhola, o escritor português Paulo José Miranda, vencedor da primeira edição do Prémio Literário José Saramago, irá participar nas iniciativas Festival de las Letras EuropeasEcos da FIL e Homenagem a José Saramago, que integram a programação oficial. A iniciativa FILustra, por sua vez, contará com a participação de ilustradores portugueses. Em 2022 a FIL tem, como convidado de honra, Sharjah - o terceiro maior emirato dos sete que formam os Emiratos Árabes Unidos - e a cultura árabe.

Saiba mais sobre cada uma das iniciativas:

 

Festival de las Letras Europeas

Data: 27 de novembro de 2022

Horário: 19h00-19h50

Local: Salón G, área internacional, Expo Guadalajara

Participação: Paulo José Miranda e Gabriel Barrón

O escritor Paulo José Miranda irá participar no Festival de Letras Europeias, partilhando com o grande público detalhes sobre o seu percurso, as suas influências e dando conhecer a sua obra.

Esta iniciativa tem por objetivo divulgar a grande diversidade literária na Europa e promover a publicação em espanhol e a leitura de obras fora dos países de residência dos autores. A jornada literária de 2022 passará por Portugal, Alemanha, Espanha, França, Hungria, Itália, Holanda e Roménia, e o ciclo de literatura europeia incluirá mesas de diálogo entre romancistas, contistas, poetas, ensaístas e críticos literários.

Saiba mais aqui.

 

Ecos de la FIL

Data: 28 novembro de 2022

Horário: 11h00-12h30

Local: Escuela Preparatoria Regional de San Martín Hidalgo

Participação: Paulo José Miranda

No âmbito da programação dos Ecos da FIL, Paulo José Miranda visita uma escola preparatória em Guadalajara e fala sobre a importância do Prémio Saramago, a influência na sua obra e no seu percurso literário.

Todos os anos, jovens estudantes das escolas preparatórias da zona metropolitana de Guadalajara têm a oportunidade de conhecer autores que se deslocam aos seus estabelecimentos de ensino em ações de sensibilização com o objetivo de fomentar hábitos de leitura.

Saiba mais aqui.

 

Homenagem a José Saramago

Data: 29 de novembro de 2022

Horário: 17h00-18h20

Local: Salón 8, Área Nacional, Expo Guadalajara

Participação: Paulo José Miranda, Pilar del Río, Marisol Schulz Manaut e Laura Restrepo

Em 2022, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara presta homenagem a José Saramago, figura presente em muitas das suas edições que atraiu os mais diversos públicos. Esta mesa redonda irá contar com a participação de vários autores, que irão lembrar o seu percurso, as ideias, as palavras, o empenho político e a sua imensa obra literária.

Segundo a organização “a sua passagem pela feira fez dele uma verdadeira estrela, as pessoas paravam para o cumprimentar, tirar uma fotografia, partilhar as suas preocupações”.

Em 2006, entrevistado numa das salas da FIL, Saramago referiu: “No caso particular da Feira de Guadalajara, é muito claro que existe uma paridade entre a preocupação de divulgar e estabelecer relações editoriais e comerciais, com outra intenção que se materializa todos os dias, que é a dimensão cultural da feira e se manifesta aqui a cada minuto”.

Saiba mais aqui.

 

FILustra

Data: 27 a 29 novembro de 2022

Local: Salón de Profesionales, Área Internacional, Expo Guadalajara

Inserida na programação da FIL, a secção de Ilustração da feira convida  a apresentar o seu trabalho e os seus métodos de criação em debates e workshops, aproximando os artistas do mundo editorial.

O principal objetivo é a partilha de experiências e técnicas de ilustração profissional.

Esta edição contará com a presença de duas ilustradoras portuguesas, Carolina Celas e Eva Evita, que no dia 26 de novembro de 2022 darão uma palestra intitulada "As emoções e o dinamismo na ilustração portuguesa", no salão de profissionais. No dia 27 de novembro, Eva Evita irá receber o prémio Iberoamérica Ilustra 2022 e no dia 28 de novembro caberá a Carolina Celas fazer um atelier de ilustração para o público participante.

Este evento é organizado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com a Embaixada de Portugal no México e com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Saiba mais aqui