Maputo: Inauguração da World Press Cartoon 2018 – Os melhores cartoons do ano

Date
25-07-2019 - 23-08-2019
Location
Maputo

Description

Dia 25 de julho, às 18h00, inaugura no Camões – Centro Cultural Português em Maputo a exposição World Press Cartoon 2018 · Os Melhores Cartoons do Ano, com a presença de Rui Paulo da Cruz, diretor e responsável pela comunicação e relações internacionais do World Press Cartoon.

O cartoon Liberdade de Expressão, da autora italiana Marilena Nardi, é uma das obras que pode ser admirada no Centro Cultural Português, em Maputo, estrela da exposição World Press Cartoon 2018 · Os Melhores Cartoons do Ano. Nardi foi distinguida com o Grand Prix 2018 do grande evento anual do desenho de humor na imprensa internacional, que anualmente tem lugar em Portugal, nas Caldas da Rainha.

Este é um dos 80 cartoons que os visitantes do Centro Cultural Português podem apreciar em detalhe, juntamente com outras obras premiadas e um acervo dos melhores cartoons do ano. Estão representadas publicações e autores de mais de 30 países, em todos os continentes. É uma oportunidade para ver ao vivo obras de elevada qualidade gráfica, através das quais autores de diversas culturas observam e criticam os temas e os protagonistas da atualidade, com caricaturas para todos os gostos.

São desenhos que compõem um retrato divertido do mundo, o melhor da seleção realizada por um júri internacional entre centenas de obras apresentadas a concurso no World Press Cartoon em 2018.

Paralelamente à exposição, no dia 26 de julho, às 16h00, Rui Paulo da Cruz irá dinamizar a conferência e debate intitulada “Cartoons contra a Monotonia”, sobre o lugar do cartoon na imprensa e o seu papel na defesa da liberdade de expressão.

A exposição World Press Cartoon 2018 · Os Melhores Cartoons do Ano conta com o patrocínio do Millenium Bim, apoio do Meliã Maputo Sky e ficará patente até dia 23 de agosto de 2019, de segunda a sexta-feira, entre as 11h00 e as 18h00. A entrada é livre.