Luanda: Concertos "Luanda Hot Jazz 2022" | Residência "Jazzística" no Camões

Date
25-11-2022 - 30-11-2022
Location
Luanda

Description

O Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Luanda, em parceria com o Hot Clube de Portugal, a Escola de Jazz Luís Villas-Boas e o JJJ JAZZ de Jerónimo Belo, apresentam o Luanda Hot Jazz 2022, constituído por dois concertos. O primeiro, no dia 25 de novembro de 2022, será uma Jam Session no Auditório Pepetela do CCP em Luanda, e no dia 26 de novembro de 2022, um concerto de Jazz no Hotel Talatona HCTA. Ambos os eventos têm lugar às 18h00.

Os concertos resultam de uma residência "jazzística" que está a decorrer de 21 a 26 de novembro com os professores Bruno Santos e Gonçalo Marques, do Hot Clube, e um grupo de jovens músicos angolanos. Esta iniciativa foi criada para promover o intercâmbio de experiências entre os participantes, bem como, o aprofundamento de técnicas e conhecimentos em torno do género musical Jazz. Bruno Santos e Gonçalo Marques têm estado a trabalhar um repertório dos grandes clássico norte-americanos, recorrendo a instrumentação variada, guitarras, baixos, bateria, trompete, piano, flauta, violino e voz.

Com esta iniciativa, o CCP em Luanda e os seus parceiros pretendem dar um contributo para o desenvolvimento deste género musical em Angola, havendo a intenção de continuar em 2023, com uma segunda edição ainda mais alargada.

O Hot Clube de Portugal é o mais antigo clube de Jazz de Portugal e da Europa, desenvolvendo a sua atividade desde 1948. A Escola de Jazz Luiz Villas-Boas abriu m 1977, pela mão de um dos seus fundadores, o baixista Zé Eduardo.