Número 71    ·     17 de Março de 2004    ·     Suplemento do JL, Nº 873, Ano XXIII

Fórum de Juventude da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)

A sessão de abertura do Fórum de Juventude da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizou-se no dia 13 de Fevereiro, na Pousada de Juventude de Almada.

Estiveram presentes a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuela Franco, a Presidente do Instituto Camões, Maria José Stock, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Hermínio Loureiro, a Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Carla Cruz Mouro, entre muitos outros.

Este Fórum da Juventude decorreu até ao dia 15, Domingo, e foi palco de debates e conferências. Neste último dia, Portugal assumiu a presidência do Fórum de Juventude da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para o próximo biénio. A candidatura foi apresentada por Carla da Cruz Mouro, presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ) Português, a primeira mulher a ocupar o cargo. A eleição aconteceu no decorrer da II Assembleia-Geral do Fórum de Juventude da CPLP e reuniu o consenso de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Na mesma sessão magna em que Portugal foi eleito por unanimidade, Timor-Leste integrou o Fórum como membro de pleno direito, e o Instituto Internacional de Macau tornou-se membro observador.

De salientar que constituem fins do Fórum da Juventude da CPLP manter e aprofundar os laços de fraternidade, a cooperação, a solidariedade e o diálogo inter-cultural entre os jovens lusófonos, bem como a promoção dos direitos humanos, do desenvolvimento e da interdependência na CPLP.