Lançamento da obra "Língua Portuguesa, Literatura e Formação de Leitores"

Calendario
Camões, I.P.
Fecha
19.05.2022
Ubicación
Maputo

Descripción

Terá lugar no dia 19 de maio de 2022, às 11h00, no Centro de Línguas da Universidade Pedagógica de Maputo, o lançamento da obra "Língua Portuguesa, Literatura e Formação de Leitores", cuja apresentação será feita pela professora Carla Maciel, académica, investigadora e diretora científica da Universidade Pedagógica de Maputo.

Organizada pela Rede de Leitores do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., em Moçambique - Paulo Serra, Ana Catarina Monteiro, Conceição Siopa e José António Marques - e publicada sob a chancela da editora Textiverso, a obra, que será disponibilizada aos interessados em regime de acesso livre, reúne um conjunto de 18 artigos científicos da autoria de professores-investigadores de universidades moçambicanas e portuguesas e é prefaciada por Marisa Mendonça, antiga diretora executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP). As 450 páginas da obra oferecem "ao leitor a oportunidade de pensar a língua portuguesa e refletir  sobre o seu ensino em Moçambique e no mundo, num contexto em que a sala de aula é cada vez mais um espaço multilingue e multicultural povoado por diferentes conhecimentos tecnológicos, sendo o papel da literatura e da leitura frequentemente questionado” (pp. 11-12). 

Esta obra contou com o apoio de uma Comissão Científica constituída por Agostinho Goenha (Universidade Pedagógica de Maputo), Ana Sofia Pinho (Universidade de Lisboa), Carlos Ceia (Universidade Nova de Lisboa), Daniel Basílio (Camões, I.P.), Ermelinda Mapasse (Universidade Rovuma), Fausto Caels (Instituto Politécnico de Leiria), Feliciano Chimbutane (Universidade Eduardo Mondlane), Fernando Albuquerque Costa  (Universidade de Lisboa), Inês Cardoso (Universidade de Aveiro), Maria Helena Araújo e Sá (Universidade de Aveiro), Manuel Célio Conceição (Universidade do Algarve), Perpétua Gonçalves (Universidade Eduardo Mondlane), Petar Petrov (Universidade do Algarve) e Sílvia Melo-Pfeifer (Universidade de Hamburgo).