Luxemburgo: Concerto de João Paulo Esteves da Silva na pré-abertura do festival Atlântico

© Rodrigo Sousa
Calendario
Camões, I.P.
Fecha
30.09.2022
Ubicación
Centro Cultural Português no Luxemburgo

Descripción

O pianista João Paulo Esteves da Silva vai apresentar-se na pré-abertura do festival Atlântico com o concerto “João Paulo Piano Solo”, que terá lugar no dia 30 de setembro de 2022, pelas 19h30, no Camões - Centro Cultural Português (CCP) no Luxemburgo. O evento, em colaboração com a Philharmonie do Luxemburgo, conta com o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal no Luxemburgo.

Consulte mais informação sobre o evento (em inglês) aqui.

 

Biografia

João Paulo Esteves da Silva nasceu em Lisboa, em 1961, filho de mãe pianista e de pai filósofo. 

A sua música é moldada pelos mundos do jazz, da canção, da música clássica e da música tradicional. A profundidade emotiva assume, para João Paulo, maior importância que o virtuosismo. Para o pianista, emoção não tem a ver com volume. As suas publicações vão do CD a solo a gravações com "big bands". Também poeta e tradutor, traduziu Shakespeare e Molière para o teatro, tem publicado regularmente os seus livros de poesia e composto música em diálogo com outras artes, como fotografia e cinema.

“Os meus concertos a solo são, maioritariamente, improvisados, o que significa compostos e interpretados no mesmo tempo e lugar. A improvisação pode, paradoxalmente, ter origem em diferentes fontes. A maior e mais desejável é “nada”. Mas como o “nada”, às vezes, não está disponivel, o processo tem de assentar em memórias, canções, experiências de vida, quadros e poemas, às vezes encondidos dentro do piano, como uma oração secreta.”

Tem vindo a trabalhar cada vez mais noutras áreas, como a poesia - publicando dois livros e colaborando em revistas, em papel e online -, o teatro, enquanto tradutor e músico - Beckett, Ibsen, Strindberg, Brecht - e a interessar-se por aproximações e diálogos entre a música e outras artes, tendo assinado trabalhos conjuntos com o fotógrafo José Luís Neto e composto, por exemplo, a banda sonora do filme “Nenhum Nome”, de Gonçalo Waddington. Desde 2009, é professor da Escola Superior de Música de Lisboa na licenciatura em Jazz.