Maputo: Curso de Literaturas em Língua Portuguesa

Calendário
Camões, I.P.
Data
10.10.2016 - 13.10.2016
Localização
Maputo, Moçambique

Descrição

A Literatura infanto-juvenil é o tema do 28º Curso de Literaturas em Língua Portuguesa, que se realiza entre 10 e 13 de outubro de 2016, das 18h00 às 20h00, no Camões " Centro Cultural Português em Maputo. O Curso de Literaturas é a realização cultural mais antiga do Centro Cultural Português, em parceria com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, que em edições anteriores trouxe nomes como José Saramago ou mais recentemente José Luís Peixoto e Afonso Cruz.

A 28ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa destaca, pela primeira vez, o papel da literatura infantil e juvenil na criação e promoção de mais e melhores leitores. Ao percorrer as diferentes fases da produção de um livro infantil, desde a escrita até à publicação do livro, passando pela conceção, ilustração e edição, o programa proposto no Curso pretende dar voz aos escritores, aos ilustradores e às editoras. Haverá ainda espaço para a apresentação de reflexões sobre a importância da literatura para crianças e jovens e experiências de dinamização da leitura em contexto escolar.

A abrir o programa, no dia 10 de outubro, o escritor português David Machado falará da sua escrita para crianças e de como ler um livro é encetar um diálogo com o seu autor, mas também com a imaginação e a criatividade do leitor. No dia seguinte, 11 de outubro, Nataniel Ngomane, professor de Literatura e atual Diretor do Fundo Bibliográfico, vai apresentar a sua reflexão em torno do livro infanto-juvenil em Moçambique que será seguido de uma mesa- redonda com escritores e a editora Plural para uma conversa sobre experiências de produção, edição e circulação do livro infantil em Moçambique.

Seguem-se, no dia 12 de outubro, as intervenções de Teresa Noronha e Ana Albasini, da Escola Portuguesa em Maputo, que apresentam uma experiência de dinamização da leitura em contexto escolar, e de Angelina Neves que falará da sua experiência como escritora de livros para crianças. A finalizar este programa, no dia 13 de outubro, terá lugar a reflexão sobre a literatura infantil de António Cabrita, o papel da ilustração por Luís Cardoso e ainda o lançamento do livro "A Viagem da Luna" de Teresa Noronha.

No âmbito da deslocação de David Machado a Moçambique, o escritor português participa também em várias iniciativas em Maputo e na Beira.