Andorra-a-Velha: António Mota nos Encontros com a Literatura

Calendário
Camões, I.P.
Data
18.11.2016
Localização
Andorra-a-Velha

Descrição

Numa iniciativa da Coordenação de Ensino em Espanha e Andorra e integrado no Plano de Incentivo à Leitura promovido pelo Camões, I.P., o escritor António Mota deslocar-se-á ao Principado de Andorra, no dia 18 de novembro de 2016, para um encontro literário com os alunos do EPE Andorra e a comunidade portuguesa ali residente.

Durante o período da manhã, o escritor manterá um encontro com os alunos de português do Lycée Comte Foix e à tarde estará no Centro Cultural La Llacuna, na C/ Mossèn Cinto Verdaguer 4, em Andorra la Vella.

Este encontro literário está aberto a toda a comunidade portuguesa e andorrana residente no Principado e terá início às 19h30.

António Mota, natural de Vilarelho, concelho de Baião, estreou-se como escritor, nos finais dos anos setenta, com a obra literária A Aldeia das Flores.

Autor de uma extensa obra, tem atualmente 90 livros publicados, dos quais mais de 60 são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e, também, pelas Metas Curriculares do Ensino Básico.

Em 1983 recebeu o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores com o livro O Rapaz do Louredo e, em 1990, o Prémio Gulbenkian de Literatura com a obra Pedro Alecrim.

A Fundação Calouste Gulbenkian tornou a distingui-lo com o mesmo prémio em 2004 pela publicação da obra Se eu fosse muito magrinho, com ilustrações de André Letria.

Em 2008 foi agraciado com a Ordem da Instrução Pública.

Em 2012, António Mota foi candidato ao Prémio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, promovido pela Fundação SM do Brasil e, dois anos mais tarde, foi o candidato de Portugal ao Prémio ALMA (prémio literário Astrid Lindgren Memorial Award).

Em 2015 foi nomeado pelo Conselho Sueco das Artes para o Prémio ALMA desse mesmo ano.

Tem livros incluídos em listas de obras literárias de qualidade recomendadas pela International Youth Library, de Munique. Possui obras publicadas em Espanha, Brasil e Sérvia.