Buenos Aires: 4ª Semana de Cinema Português no MALBA

Calendário
Camões, I.P.
Data
08.12.2016 - 11.12.2016
Localização
Buenos Aires

Descrição

A 4ª Semana de Cinema Português no MALBA, Buenos Aires, Argentina, realiza-se de 8 a 11 de dezembro de 2016 e conta com o apoio do Camões, I.P., da Embaixada de Portugal, do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e do MALBA (Museo de Arte Latino Americano de Buenos Aires).

Pelo quarto ano consecutivo realiza-se esta iniciativa da VAIVEM, uma associação cinematográfica com sede em Lisboa, Buenos Aires e Quito, que tem fortalecido e instalado o cinema luso na agenda cultural das principais capitais da América Latina. Ao longo destas quatro edições na cidade de Buenos Aires, este evento tem acompanhado o crescimento do cinema português, que continua a destacar-se como um dos mais originais e desafiantes do panorama mundial.

Neste contexto, um acontecimento cinematográfico imponente chamou a atenção de milhares de espetadores desde a sua estreia em Cannes: a apresentação de As Mil e Uma Noites. Neste filme, o realizador de Aquele querido mês de Agosto e Tabu (ambas exibidas em edições passadas da Semana de Cinema Português no MALBA), reúne uma série de histórias que se concentram em diversos aspetos, reais e imaginários, que falam de uma sociedade incansável.

Tanto o filme de Miguel Gomes como o trabalho coletivo Aqui em Lisboa, que apresenta quatro histórias dirigidas por distintos realizadores internacionais tendo a capital portuguesa como ponto de partida e eixo, propõem um cinema fragmentado, feito por partes, que parece ser a melhor maneira de falar da realidade. E é ao redor destes dois filmes que se compõe a programação desta 4ª edição.

Mais informações em: http://www.vaivem.com.ar/4a-semana-de-cine-portugues-en-el-malba/