Maputo: Lançamento do Livro “Geografia do Olhar”, de Amosse Mucavele

Descrição

O Camões – Centro Cultural Português em Maputo promove no dia 9 de fevereiro de 2017, às 17h30, o lançamento do livro de poesia “Geografia do Olhar”, do poeta e jornalista cultural Amosse Mucavele.

O livro será apresentado por Cristiano Matsinhe, numa sessão que contará ainda com a participação de Iracema de Sousa e de Guilherme Roda. “Geografia do Olhar” revela o percurso de um peão que atravessa o quotidiano entre as cidades de Maputo e Lisboa. O título da obra é por si só revelador da ideia de viagem, de peregrinação, de lugares e de memória como tentativa de criar uma imagem duradoura, mediante uma magia poética entre as funções do geógrafo e do fotógrafo, e a transitoriedade e permanência das coordenadas espaço temporais.

Este livro de poesia foi já publicado na Argentina (Vento de Fondo, Córdoba, 2016) onde foi premiado como o livro do ano do Festival internacional de Poesia de Córdoba e no Brasil (Dulcineia Catadora Edições, Rio do Janeiro, 2016).

O primeiro livro de Amosse Mucavele assinala também o início da Cavalo da Mar Edições, uma nova chancela moçambicana, concebida e dirigida pelo poeta Mbate Pedro. Este livro de poemas inaugura a coleção Filhos do Vento, exclusivamente dedicada à poesia moçambicana. Por ocasião deste lançamento, Mbate Pedro irá apresentar este projeto editorial que, ao longo do ano de 2017, trará a lume dezasseis novos títulos de autores moçambicanos, em diferentes géneros literários.