Berlim: Exposição “Celuloid grain into pixels_pixels into fireflies”, de Filipa César

Descrição

A exposição Celuloid grain into pixels_pixels into fireflies da artista Filipa César será inaugurada no dia 8 de fevereiro de 2017, às 18h00, no espaço cultural do Camões, I.P. em Berlim. A exposição estará patente ao público entre 09 de fevereiro e 15 de março 2017.

Celuloid grain into pixels_pixels into fireflies tem lugar seis anos após a recorrente viagem cinematográfica de Filipa César com os cineastas militantes guineenses, Sana na N’Hada, Flora Gomes e muitos outros aliados, à volta do imaginário da luta pela libertação, contra o colonialismo.

Esta mostra anuncia, por um lado a estreia do filme documentário ensaístico na secção do Forum da 67. Berlinale - Festival Internacional de Cinema, e por outro a respetiva publicação ‘Luta ca caba inda – time place matter voice’. Esta última, testemunho da investigação coletiva, desenvolve e expande o potencial de um diálogo sustentável.

A exposição apresenta materiais do “book in progress”, ao lado de ‘The Embassy’, uma curta-metragem de 2011 que deu início à longa discussão que constitui o corpo deste trabalho – atualizações de conflitos passados presentes.

A exposição tem lugar por ocasião da participação da artista na 67. Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Berlim.

A artista e cineasta Filipa César participa na secção Forum com o filme Spell Reel em estreia mundial neste Festival.  Filipa César estará também presente na discussão Think Film No. 5: Archival Constellations do Forum Expanded.