Luanda: Exposição “Peregrinação À Memória”, de António Gonga

Descrição

Será inaugurada no dia 21 de fevereiro de 2017, às 18h30, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, a exposição individual de pintura “Peregrinação À Memória” do artista plástico António Gonga, numa parceria com o Banco Caixa Geral Angola. A exposição ficará patente ao público até dia 14 de março.

Esta mostra marca o regresso do artista ao Centro Cultural Português com uma exposição individual, quase 20 anos depois de ter apresentado neste mesmo espaço “Solilóquios da Alma e da Mente”.

Neste conjunto de obras inéditas, o olhar contemporâneo do artista narra histórias, presta homenagens, revisita a tradição oral, evoca mitos, lendas e símbolos da cultura tradicional angolana.

Em “Linguajares”, conta uma história em torno do fogo e de um homem chamado “língua”. Em “Milundo”, (montanha) evoca histórias contadas pela sua avó sobre maquixis, monstros de 3 cabeças, que se alimentavam de pessoas. Em “Guardião”, apela à preservação de valores coletivos. Em “Mayaki A Phulungu”, alude a aves predadoras que se transfiguravam em mulheres que espalham o mal nas sociedades.

Em “Transmigração ao Imemorial”, questiona a perda de valores na sociedade. Em “Reencontro”, transmite a alegria da união em torno da mãe-Angola, depois da paz. Em “Memória I e II”, ilustra o processo criativo, como uma peregrinação à dimensão da espiritualidade. Em “Transfigurações”, representa a capacidade do homem para prosseguir os seus sonhos. Em “Orvalho”, homenagem à mulher abstrata. Em “Dulcíssimas Palavras”, presta homenagem a uma mulher concreta, LEMBA, a quem António Gonga dedica a exposição e também um seu poema.