Maputo: Prémio Eloquência Camões 2017

Descrição

O Camões – Centro Cultural Português em Maputo, em cooperação com o Centro de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica em Maputo, promove, entre os dias 6 e 9 de Março de 2017, uma Oficina de Texto Argumentativo, atividade que constitui a primeira fase da 15ª Edição do Prémio Eloquência Camões.

Esta Oficina é dirigida a professores de Português e visa aperfeiçoar técnicas e metodologias pedagógicas que facilitem a orientação dos alunos do 2º ciclo do ESG (11ª e 12ª classes) ao longo do processo de escrita dos textos argumentativos.

Participam nesta edição do Prémio Eloquência Camões 12 professores e 48 alunos oriundos das seguintes Escolas Secundárias: Francisco Manyanga, Josina Machel, Laulane, Lhanguene, Malhazine, Polana.

Os professores das Escolas Secundárias convidadas irão depois acompanhar os alunos no processo de elaboração de textos argumentativos sobre um dos temas a concurso. Cada escola poderá submeter o máximo de três textos, que serão analisados por um júri constituído pela atriz Ana Magaia, por um representante da Faculdade de Ciências da Linguagem Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica e um do Camões – Centro Cultural Português.

Os resultados serão apresentados publicamente na Grande Final, que se realiza no dia 21 de Abril.

Criado em 2002, o Prémio Eloquência Camões pretende motivar os estudantes para a importância da oralidade em português no mercado de trabalho, em áreas tão

variadas como a comunicação social, a docência, as relações públicas, a publicidade, o teatro, o cinema, entre outras.

O Prémio Eloquência Camões 2017 resulta de uma parceria entre o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica e o Centro de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica e conta o apoio da Plural Editores.