Beira: Oficina de Jornalismo Cultural

Descrição

As cidades da Beira e Nampula vão acolher em março de 2017, um conjunto de oficinas e debates sobre jornalismo cultural. Estas atividades vão iniciar-se na Beira, com uma oficina, que terá lugar no Centro Cultural Português – Polo na Beira, no dia 9 de março às 10h00, e culminará com a realização do Seminário de Jornalismo Cultural, que terá lugar de 20 a 22 de março, no Camões – Centro Cultural Português, na cidade de Maputo.

O Seminário de Jornalismo Cultural é um espaço que visa reunir académicos, jornalistas, escritores e artistas para um debate sobre a realidade cultural e seus possíveis caminhos, e tem por objetivo suscitar reflexões em torno da produção cultural contemporânea e do exercício do jornalismo cultural em vários média.

Para os mentores do projeto, a cultura, conceito amplamente empregue em diversas áreas do saber e em sistemas distintos de pensamento, tem subjacente a ideia de vida coletiva e está relacionada à produção e à transmissão do conhecimento. De entre os papéis da imprensa estaria o de tornar acessível a cultura em suas diversas aceções, proporcionando um espaço democrático de discussão a partir dos mais variados pontos de vista. Daí a pertinência deste conjunto de ações que levaremos a cabo.

Ao longo do programa, o Seminário de Jornalismo Cultural juntará atores culturais de Moçambique que abordarão temas ligados às relações das linguagens artísticas com o jornalismo, além de questões como ética, jornalismo cultural e crítica de arte, assessoria de Imprensa, o jornalismo cultural e as redes sociais, entre outros.

Do conjunto de oradores e moderadores, destacam-se: Frederico Jamisse, Belmiro Adamugy, Stewart Sukuma, Rui Laranjeira, Sérgio Langa, Mbate Pedro, Manuel de Jesus, Eduardo Quive, Gilberto Mendes, Jeremias Langa e Ivan Laranjeira.

O Seminário de Jornalismo Cultural é organizado e realizado pela SóArte Media e Associação IVERCA, com o financiamento da Cooperação Suíça e União Europeia. São parceiros do projeto o Camões – Centro Cultural Português, IREX-Nampula e a 2M.