Praga: Exposição “Saudades do Passado Português”

Calendário
Camões, I.P.
Data
10.03.2017 - 31.03.2017
Localização
Praga

Descrição

O Camões – Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Praga apresenta, de 10 a 31 de março de 2017, uma exposição fotográfica de Eva Melo intitulada “Saudades do Passado Português”.

Eva Cacková Melo, editora e redatora do programa “Čajovna” da rádio checa Vltava, dedicado às Artes Plásticas, dedica-se à fotografia há vários anos. Integrou várias exposições –Paris Photo Festival, Festival de Arte em Utrecht, Galerie Mánes Praga, Teatro Nacional em Brno, Atelier de Josef Sudek – e várias obras suas estão em coleções públicas, no Museu de Fotografia e dos Medias Visuais Modernos, ou privadas, como a Jansen Boudewijn, Holanda, ou a Wintageworks, EUA.

Citando a artista, “os 5 anos que vivi em Portugal ficaram guardados, para sempre, na minha memória. As imagens-fotografias que captei durante as minhas deambulações diárias talvez possam contar sobre a minha perceção deste país. Estou com saudades dele. Aparece nos meus sonhos. Desejo voltar lá: sinto o diferente fluir do tempo, sinto o perfume do oceano e, na minha alma, derrama-se a saudade… Morada escura e profunda.”

Eva Melo estará presente na abertura da exposição da sua obra sobre Portugal no dia 10 de março, nas instalações do CLP de Praga, e deixará sugestões sobre como construir lugares usando uma máquina fotográfica.