Boston: VI Conferência de Literatura em Língua Portuguesa na Universidade de Massachusetts

Descrição

A University of Massachusetts Boston (UMass Boston) recebe, no dia 7 de abril de 2017, a partir das 9h30, no Ryan Lounge do McCormack Hall, a VI Conferência de Literatura em Língua Portuguesa, evento integrado na 12ª edição do Boston Portuguese Festival (2017).

A conferência, intitulada A Solidão Acompanhada na Literatura Lusófona, resulta de uma parceria entre os Consulados-Gerais de Portugal, do Brasil e Cabo Verde em Boston, o Camões – Centro de Língua Portuguesa, o Latin American and Iberian Studies Department da UMass Boston, e o Department of Romance Languages and Literatures da Universidade de Harvard, em articulação com a Coordenação do Ensino de Português nos EUA (CEPE-EUA).

Os escritores convidados para esta 6ª edição da Conferência de Literatura em Língua Portuguesa são João Tordo, de Portugal, Paulo Scott, do Brasil e José Luiz Tavares de Cabo Verde. A moderar este painel literário estará o Professor e escritor Onésimo T. Almeida, da Brown University.

Esta conferência tem como objetivo primordial aproximar culturas, vozes e identidades em comum com a língua portuguesa. Assim, todos os anos é lançado um tema comum aos países parceiros (Portugal, Brasil e Cabo Verde), para que cada escritor possa dar o seu testemunho pessoal e intimista sobre o mesmo. O que se espera é que cada escritor possa fazer uma apresentação sobre o tema com base na sua obra e na sua experiência pessoal e empírica, numa troca de ideias entre o público e o painel.

Esta iniciativa propõe-se ainda refletir sobre o que estes autores produzem nestes três espaços da Lusofonia, o que pensam, como pensam, como dão voz às suas palavras, diante da ideia da Solidão Acompanhada na Literatura Lusófona, dentro do cânone literário.

O debate pretende repensar modos e meios complexos de refletir sobre a Solidão Acompanhada, quer através da aproximação e pontos de contacto entre estes três escritores de língua portuguesa, quer através de outras fontes.

Este será um espaço para reflexão, discussão e intercâmbio e uma oportunidade de se apresentar a produção literária lusófona a um público maior e interessado na troca de informação.

Durante a conferência será feita uma homenagem ao escritor caboverdeano, Teobaldo Virginio de Melo.

O Leitor do Camões, I.P. e responsável pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa na UMass Boston, José da Cunha Rodrigues, é o coordenador do evento.

Para os interessados em participar na conferência, terão de enviar a sua inscrição para José da Cunha Rodrigues, através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com a seguinte informação:

                           Nome:
A filiação/Organização:

                           E-mail:

Mais informações em: http://www.bostonportuguesefestival.org