Brno: Lusofest

Calendário
Camões, I.P.
Data
10.04.2017 - 29.04.2017
Localização
Brno

Descrição

Lusofest é um festival organizado pelos estudantes de Português da Faculdade de Letras da Universidade Masaryk em Brno. O objetivo principal deste festival é apresentar a cultura dos países de língua portuguesa na capital da Morávia na República Checa.

Este festival decorre ao longo do mês de abril e inicia-se no dia 10, às 19h00, no Café Mezzanine, com a inauguração da exposição “50 mil Rosas para a Revolução de Veludo – Amizade de Václav Havel e Mário Soares”, uma exposição apresentada em Lisboa pela Embaixada da República Checa em Portugal e pela Fundação Mário Soares, que retrata a participação portuguesa na data que assinala uma viragem na página da História da antiga Checoslováquia.

O CLP de Praga participa e apoia o evento, através da Camões House Band, que dará um concerto após a inauguração da exposição.

No dia 13 de abril, às 19h30, Diário de Viagem, marca um ciclo de Palestras sobre as viagens aos países lusófonos.

Segue-se PubQuiz à portuguesa no dia 18 de abril, às 19h00, um quiz de 31 perguntas ligadas ao espaço lusófono e que acontecerá simultaneamente ao evento “Falamos português”, espaço de encontro dos falantes da língua portuguesa que vivem em Brno

Dia 20 de abril, às 21h00, no Kino Scala, acontecerá a projeção de curtas- metragens portuguesas exibidas no New York Português Short Film Festival. As legendas em checo foram feitas pelos estudantes de Língua e Literatura Portuguesa em Brno.

Oito dias depois, em Kabinet Múz, haverá o concerto de um DJ português organizado em colaboração este clube musical.

Por fim, o dia 29 de abril assinala o último evento deste mês dedicado a Portugal e ao mundo lusófono, com a Oficina da Cozinha Portuguesa, apresentado por Bárbara Loureiro, autora do livro Receitas Portuguesas para Erasmus, lançado este ano pela editora Ideias Fixas.

O Lusofest acontece em Brno há vários anos e integra já o plano de atividades culturais da própria cidade.