Vigo: Arte da Fundação de Cerveira exposta no Centro Cultural Português

Descrição

Vinte das melhores peças de arte contemporânea do acervo da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vão ser expostas a partir de 8 de abril de 2017 no Camões – Centro Cultural Português em Vigo, na Galiza, Espanha.

‘Diálogos no Acervo’ é o título da primeira exposição organizada pela FBAC no CCP de Vigo, sito na Casa Arines daquela cidade.

Até 4 de maio, poderão ser vistas as obras dos artistas plásticos Américo Silva, Artur Bual, Artur Moreira, Cabral Pinto, Dacos, Deborah Engel, Emília Viana, Henrique Silva, Isaque Pinheiro, Jaime Isidoro, João Antero, Johanna Speidel, Laura Gorski, Leonor Serpa Branco, Maria do Céu Diel, Rui da Rosa e Samuel Rama.

Segundo o sítio na Internet da Fundação da Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), o objetivo da exposição é mostrar ao público galego «como convivem e dialogam no acervo as várias representações da paisagem».

O coordenador artístico e de produção da FBAC, Cabral Pinto, citado pelo sítio da fundação, afirma que «as obras reunidas propõem leituras transferíveis, provocadas pela linguagem utilizada e pelo grau de complexidade de cada uma: umas vezes de forma descritiva ou metafórica, outras de forma emblemática e simbólica.»

A iniciativa da exposição em Vigo – acrescenta o sítio da Bienal de Cerveira – vai ao encontro da «estratégia de descentralização cultural da FBAC, que propõe a projeção exterior da Coleção do Museu Bienal de Cerveira, avaliada em mais de um milhão de euros».

A inauguração da exposição (às 20:00 de 8 de abril) terá a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, João Fernando Brito Nogueira, do Vice-Cônsul de Portugal na Galiza, Manuel Correia da Silva, assim como do Secretário-Geral da Cultura da Junta da Galiza, Anxo Lorenzo Suárez.

A exposição ‘Diálogos no Acervo’ estará patente ao público entre 8 de abril a 4 de maio na sala de exposições do Centro no seguinte horário: 4ª a 6ª: 17h às 20h; sábados e domingos: 12h às 14h30 (exceto no fim semana da Páscoa).

Contatos e website:

http://bienaldecerveira.org/dialogos-no-acervo-em-vigo-inaugura-a-8-de-abril/

https://www.facebook.com/InstitutoCamoesVigo