Concerto para seis órgãos em Mafra – Dia da Europa

Descrição

O Dia da Europa, que tem lugar a 9 de maio, celebra a paz e a unidade na Europa. Como símbolo da unidade e cooperação entre as nações europeias, a EUNIC Portugal promove um concerto nos seis órgãos da Basílica de Mafra.

Ludger Lohmann (Alemanha), Reinhard Jaud (Áustria), Roberto Antonello (Itália), Juan de la Rubia (Espanha), João Vaz (Portugal) e Steffen Schlandt (Roménia) tocarão juntos nos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra. Para além das peças de conjunto, o programa incluirá uma intervenção a solo por cada organista, apresentando música do seu país.

O concerto terminará com um arranjo para seis organistas em seis órgãos do Hino da Europa (baseado na música de Ludwig van Beethoven para a “Ode à Alegria” de Friedrich von Schiller, da 9ª Sinfonia). O evento – com seis organistas tocando ao mesmo tempo – simbolizará a união da Europa através da música.
O concerto inclui a estreia mundial da obra “3 pontos no espaço” de António Pinho Vargas.

A EUNIC Portugal é uma rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura e pelas Embaixadas da União Europeia com presença em Portugal.

Atualmente são membros da Eunic Portugal: Alliance Française du Portugal, British Council, Camões, I.P., Embaixada da Áustria, Embaixada da Grécia, Embaixada da República Checa, Embaixada da República da Croácia, Goethe-Institut Portugal, Instituto Cervantes, Instituto Cultural Romeno, Instituto Ibero-Americano da Finlândia, Institut Français du Portugal e Istituto Italiano di Cultura.

> Programa