Luanda: Exposição “África Minha Herança”, de Fineza Teta

Descrição

Será inaugurada no dia 11 de maio de 2017, às 18h30, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, a exposição individual de pintura África Minha Herança, de Fineza Teta.

A mostra reúne 6 obras inéditas de pintura, em acrílico e óleo sobre tela, duas instalações e duas esculturas. Uma evocação do continente e do seu preciso património histórico-cultural. Continente marcado pela diversidade de paisagens, de povos, de religiões, de línguas e de culturas. Arte africana indissociável das crenças e mitos das comunidades que a foram produzindo há milhares de anos, “refletindo na sua arte a alma do povo”.

Arte africana ignorada pelo ocidente ao longo dos séculos, mas recuperada, como fonte de inspiração no final do século XIX, por correntes marcantes da história da arte, como o expressionismo, o fauvismo e cubismo.

As máscaras e as estátuas africanas viriam a influenciar a arte moderna, rompendo com os cânones clássicos da pintura.

É sobre este património cultural africano, em particular do seu país, Angola, que Fineza Teta se debruça neste seu mais recente trabalho. Nas obras “Pensador”, “Estudo dos Pentes”, “Casal Design Mascaras’s”, “Elementos Típicos” e “Mulher Himba” a artista lança um olhar sobre o passado a pensar na construção de um futuro de esperança para o continente.

Na sua habitual versatilidade, Fineza Teta, para além das obras de pintura, apresentará duas instalações e duas esculturas, procurando reafirmar o seu caminho muito próprio e a sua identidade muito particular como artista.