Maputo: Projeto Xiquitsi e Temporada de Música Clássica

Descrição

Em 2017, em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, o Xiquitsi celebra os 130 anos da Cidade de Maputo. O concerto de abertura da Temporada de Música Clássica de Maputo, está agendado para o dia 9 de maio, e será aberto ao público em geral com entrada gratuita. O mesmo vai contar com a presença de mais de 130 músicos em palco, oriundos de várias comunidades que se inserem na cidade das acácias. A Temporada, é eminentemente dedicada à voz artística e à música moçambicana, tendo em conta que esta é a raiz que fortifica o Xiquitsi unindo as suas habilidades com vozes oriundas de outros lugares do planeta, partilhando o brilho da linguagem universal da Música e colocando a indústria musical de Moçambique no epicentro internacional.

O Camões – Centro Cultural Português em Maputo apoia o projeto Xiquitsi e a realização da Temporada de Música Clássica de Maputo que, na 1ª série de 2017, traz músicos portugueses como o contrabaixista Manuel Pêgo, os pianistas José Dias e Carlos Pereira e o violetista Pedro Muñoz, residente em Portugal.

O projeto Xiquitsi, com direção artística de Kika Materula, tem como grande objetivo a formação da primeira Orquestra Juvenil de Música Clássica em Moçambique. Encontra-se sedeado na Associação Kulungwana que, não tendo fins lucrativos nem receitas próprias, depende de apoios para o desenvolvimento da sua atividade.

Para mais informação: http://xiquitsi.org.mz/