Lisboa: Lançamento da obra "Para lá de Badajoz"

Descrição

Terá lugar no dia 1 de junho, pelas 18h00, no Auditório do Camões, I.P. (Rua Rodrigues Sampaio, 113), o lançamento da obra  "Para lá de Badajoz", de Margarida Ponte Ferreira.

O evento terá como oradores convidados: o Professor Doutor Luís Salgado Matos, Dr. Alfredo Barroso e Dr. Jaime Gama.

Sinopsis do livro:

Deixei Lisboa numa fria manhã de Dezembro de 1977. Ia por um ano, voltei 32 anos depois. Hoje, muitos jovens académicos vão para fora. Há quarenta anos, num Portugal tradicionalista e isolado, eu própria vinda duma família conservadora, deixando atrás o marido e uma filha de um ano, isso representava um ato de rebeldia. Parti contrariando a opinião dos que me rodeavam e mesmo a vontade expressa de quem estivera na origem daquela decisão, um norueguês com quem tinha iniciado um relacionamento. Não sabia o que me esperava, era um salto no desconhecido.

Aquela controversa partida seria o início de uma segunda vida, de um exílio por vontade própria na Noruega, na Suíça, na Bélgica. Tempos nem sempre fáceis, longe da família e dos amigos, sem poder falar a minha língua, a ter que me adaptar a culturas e costumes muito diferentes dos meus. Cruzei gente de muitas nacionalidades, trabalhei em vários organismos internacionais, tive experiências gratificantes, outras menos felizes. Este livro é um relato desse longo “exílio”, dessa vida para lá de Badajoz, em que, afinal, me senti sempre uma estranha em terra alheia.