Luanda: Lançamento da antologia de poesia “Tyitundu-Hulu - Linguagem do Canto Rupestre”

Descrição

Será lançada no dia 5 de julho de 2017, às 18h30, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, a antologia de poesia “Tyitundu-Hulu - Linguagem do Canto Rupestre”.

Esta obra reúne 140 poemas de doze jovens poetas, provenientes de áreas profissionais diversificadas, da saúde, à comunicação social, passando pela informática, gestão e Direito, na maioria integrantes da Brigada Jovem da Literatura, que abordam temas diversificados, ligados a sentimentos, afetos, amores e paixões.

Presente em toda a obra a exaltação da região do Sul de Angola, numa viagem que evoca os povos “cantados” pelo poeta e antropólogo Ruy Duarte de Carvalho: “Para o Kuroca convém-te ir cedo e já agora arranja um guia….Alguém se prestará a levar-te até lá e é melhor assim porque é mesmo ali, é verdade, mas depois complica-se…” (in Vou lá visitar pastores).

O Poeta David Capelenguela, na nota introdutória da obra, com o título “Viagem ao Deserto a Voz e o Sentido em Sincronia” diz: “Da herança pastoril herero/ à travessia do Calahari em busca da linguagem do canto/ rupestre/Até alcançar o balbuciar marítimo/Na recomposição pesqueira do dizer quimbar.

Na colocação existencial, os hereros de todos os matizes não podem viver sem gado, pois antes corresponde a uma dinâmica generalizada e geracional de integração inexorável. Daí o exercício da pastorícia ser feito com o prazer do canto, ou pelo passo da dança no gesto do apresso do homem herero.