Beira: Exposição “Plano das Coisas”, de Jorge Dias

Descrição

Depois da sua apresentação em Maputo, a exposição de artes visuais Plano das Coisas, de Jorge Dias, é apresentada no Camões – Centro Cultural Português - Polo da Beira, de 12 de julho a 10 de agosto de 2017. A inauguração da exposição está agendada para as 18h00 do dia 12 de julho, e contará com a presença do artista. Às 10h30 do dia 13 de julho, será promovida uma conversa com Jorge Dias no CCP – Beira, em torno do tema “Artes Visuais no Contemporâneo”.

Plano das Coisas coloca em destaque o lado “orgânico” da obra de Jorge Dias, dando continuidade ao trabalho que o artista tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, no qual as “coisas” (terminologia usada para designar algumas das suas obras tridimensionais) são inseridas e confrontadas com a bidimensionalidade de um “plano”, num processo de acumulação e justaposição de objetos, artesanato e outros acessórios.

Como já vem sendo habitual no seu trabalho, nesta mostra o artista propõe uma reflexão sobre o mundo que o rodeia, em termos sociais, humanos e políticos, mas também em termos artísticos, sobretudo na forma como desafia os meios de expressão considerados mais clássicos. Na conversa da manhã do dia 13 de julho, pretende-se explorar um pouco mais este lado conceptual e analítico da obra de Jorge Dias, associando-o às artes visuais na época contemporânea.