Berlim: Exposição “Oh Lisboa, your light, my shadow”, de Luis Mileu

Descrição

A exposição Oh Lisboa, your light, my shadow, do fotógrafo Luis Mileu, será inaugurada no dia 6 de julho de 2017, às 18h00, no espaço cultural do Camões, I.P. em Berlim. A exposição estará patente ao público entre 07 de julho e 08 de setembro 2017 (vide convite anexo). A vernissage da exposição conta com a presença do artista.

A exposição Oh Lisboa, your light, my shadow tem a curadoria do realizador de cinema João Botelho, que a descreve com as seguintes palavras: “Há 37 anos que faço filmes, tanto tempo! Quando o Luís Mileu me pediu para olhar as suas fotografias, houve um encanto justo e pensável que veio ao meu encontro”.

O cineasta acrescenta: “Eu sei que o cinema trata do movimento, do tempo e da inscrição do corpo no espaço, este “gestus” de que Brecht falava. E se tudo for mais simples? Apenas seres humanos aflitos entre a luz e as sombras que os cercam? Os otimistas procurando a luz, os pessimistas refugiando-se na sombra”.

As fotografias de Luís Mileu fixam magníficos instantes onde a violenta luz tanto fere como salva, onde a negra sombra tanto pode esconder almas assustadas, como atirar alguém para o mal absoluto. Esta ambiguidade, que o cinema não permite, estala aqui como grande triunfo. Em vez das palavras comuns, o silêncio impiedoso do olhar que revela.

Mais Informação